“Bom Jesus da Lapa é o terceiro maior local de turismo religioso do Brasil. A gente recebe um volume muito grande de turistas e uma das principais atrações, depois do Santuário, é a Feira Municipal, todo mundo sai daqui com com algum produto da agricultura familiar”, revelou Cristina Castro, secretária executiva do Consórcio Velho Chico, durante mais uma edição da Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, realizada nesta quinta-feira (02), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, (IF Baiano) de Bom Jesus da Lapa.

Durante o evento, dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) informaram que o Velho Chico já recebeu R$ 466 milhões em investimentos para o fomento à produção rural. O território tem 38.195 estabelecimentos rurais, destes 28.723 são da agricultura familiar. Esse número representa 75% das moradias rurais, que abrigam famílias agricultoras.

Wilson Dias,  diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Ação Regional (CAR/SDR) pontuou que durante a Caravana  percebeu maior participação das prefeituras em realizar ações que proporcionem o desenvolvimento rural local. “ O Velho Chico é o território do leite, do mel e de outros sistemas produtivos. Ficamos felizes em ver as prefeituras tendo nossas ações como referência, para replicar nos municípios, seja contratando Agente Comunitário Rural (ACR), que antes só Projeto Bahia Produtiva fazia; promovendo o Programa de Mecanização Rural (Promer) e até construindo agroindústria. Esse envolvimento é destaque neste território, que serve de exemplo para os demais”.

Sirley Barreto, prefeito de Morpará, compartilhou os avanços da apicultura em seu município durante sua fala. “Hoje, nós estamos entre os 100 municípios que mais produzem mel no Brasil. Na última safra chegamos a uma produção de mais de 88 toneladas e, nesta safra, que está em processo de finalização, pretendemos ultrapassar as 90 toneladas. Aqui no território ainda estamos em segundo lugar na produção, mas estamos trabalhando para ultrapassar Serra do Ramalho e melhorar o nosso ranking nacional também. Almejamos ficar entre os 10 primeiros”.

SIM

Ainda durante a Caravana foi entregue o Certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para o empreendimento Ribeiro Abatedouro de Aves, do município Bom Jesus da Lapa.

A certificação é resultado de uma parceria entre a CAR e o Consórcio Velho Chico. Atualmente, oito empreendimentos já possuem este documento no território. Com o SIM é possível vender os produtos, com valor agregado e de acordo com as normas exigidas para os mercados do atacado e varejo, além garantir a segurança alimentar para os consumidores.

Sobre a Caravana

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem o objetivo de apresentar à sociedade baiana, nos 27 territórios de identidade, as ações que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado para a agricultura familiar, com recursos da ordem de R$ 2,9 bilhões, sendo aplicados no período de 2015 até o fim de 2022.

A Caravana visa ainda consolidar e ampliar essas ações, para fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos e promover maior articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural.

Caravana Parceria Mais Forte-Velho Chico-Bom Jesus da Lapa