Os kits produtivos do projeto Parceria Mais Forte, que envolve investimentos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estão chegando a 200 agricultores e agricultoras familiares do município de Iaçu, no Território Piemonte do Paraguaçu. São motos, tablets, resfriadores, máquinas forrageiras, mudas de palma e mandioca, colmeias, galinheiros, pintos, além de indumentárias, calcário, kits de irrigação, análises de solo e assistência técnica para fomentar a produção e a produtividade na região.

Os investimentos alcançam as cadeias produtivas da bovinocultura de leite, caprinocultura, apicultura, mandiocultura e avicultura. O município faz parte do Consórcio Chapada Forte, que está executando, por meio do Parceria Mais Forte, aproximadamente R$ 5,6 milhões.

“O Parceria Mais Forte mostra a importância dessa sincronização forte da extensão rural dentro das unidades da SDR, com os Consórcios e com as Secretarias de Agricultura dos municípios. São ações que levam ainda mais dignidade para a agricultora e o agricultor e transformam a realidade em toda a Bahia”, destaca o titular da Bahiater, Lanns Almeida.

“Iaçu é uma cidade privilegiada, que tem parceiros como o Consórcio, a Bahiater, CAR, SDR, o governo do estado. Quem ganha é nossa comunidade, trazendo geração de emprego, renda, incentivando e fortalecendo a agricultura familiar”, ressalta o prefeito municipal Nixon Duarte.

“O município já compra 58% dos alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da agricultura familiar, também trabalhamos com o [Programa de Aquisição de Alimentos] PAA Leite e estamos aderindo ao PAA Alimentos também”, informa a secretária municipal de Agricultura.

Extensão rural que transforma

A extensão rural realizada pelo governo do estado já está transformando a realidade local. É o caso da Cooperativa dos Produtores de Leite de Iaçu (COOPLI), que recebeu uma das máquinas forrageiras. “Com apenas dois agricultores, hoje conseguimos processar 10 toneladas de silagem por dia, com consumo e custo de produção bem baixos”, conta o cooperado Antônio Marcos Pereira.

Já a Comunidade da Vila São Roque, que tem predominância de mulheres, recebeu galinheiros e receberá pintos, medicamentos e equipamentos em inox para a produção. “Tenho uma expectativa muito grande em relação à assistência técnica, pela aprendizagem e pelo retorno financeiro. [O Parceria Mais Forte] é muito importante porque aqui tem aliado principalmente agricultoras, fortalecido a agricultura familiar e gerado renda”, relata a agricultora Geysa Lima. A Associação dos (as) Agricultores (as) Familiares, Pescadores (as) e Artesãos (ãs) da Comunidade da Vila São Roque já fornece aipim, coco, bolo e outros alimentos para o PNAE.

Missão técnica

De 22 a 23 de maio, a Bahiater/SDR realizou uma missão técnica na Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, com o objetivo de debater as potencialidades da agricultura familiar nos dois territórios. Foram apresentados resultados do Parceria Mais Forte e debatidos investimentos em tecnologia, políticas públicas, bioinsumos, segurança alimentar, aumento de produção e produtividade, crédito rural e geolocalização.

A missão contou, ainda, com as participações do Consórcio Chapada Forte, Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), Comitê de Mulheres da Câmara Técnica de Desenvolvimento Rural e Centro de Formação e Organização Comunitária (CEFORC). Também participaram o Instituto Agregar, o Movimento dos Trabalhadores, Assentados, Acampados e Quilombolas do Estado da Bahia (CETA) e representantes dos municípios de Iaçu e Lençóis.

Cadeias produtivas de Iaçu e kits do Parceria Mais Forte-01
Cadeias produtivas de Iaçu e kits do Parceria Mais Forte-02