Participação no Brasil Origem Week encerra intercâmbio da agricultura familiar baiana em Portugal

O intercâmbio da agricultura familiar baiana em Portugal se encerrou neste domingo (9) com participação no Brasil Origem Week Portugal, realizado no WOW, no coração histórico de Vila Nova de Gaia.

Governo do Estado leva agricultura familiar baiana para intercâmbio em Portugal

Representantes da agricultura familiar baiana desembarcaram em Portugal para um intercâmbio em experiências agrícolas na região de Porto-Gaia.

Aldeia Patiburi entrega cerca de meia tonelada de alimentos ao PAA Indígena

Peixe, aipim, abóbora, banana maçã, da terra e da prata, limão, batata doce, coco e bolo de aipim são alguns itens da primeira entrega da Aldeia Patiburi, na Terra Indígena (TI) Tupinambá de Belmonte, Território Costa do Descobrimento, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena.

PAA Indígena é lançado na Bahia e beneficiará 15 etnias e mais de 10 mil famílias

Foi lançado nesta terça-feira (21) o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), por meio da Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas. O lançamento foi realizado na Aldeia Abaeté Santana, no município de Ilhéus, Litoral Sul. 

Publicado resultado final do edital ATER Bahia Sem Fome

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10) o resultado final da Chamada Pública ATER Bahia Sem Fome.

Agricultura familiar baiana se destaca numa avicultura acima da média nacional

A Bahia é referência no cenário da avicultura. A produção e o faturamento superaram a média do país em 2023, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). No Dia Mundial do Frango, 10 de maio, o estado se destaca como o principal produtor da ave nas regiões Norte e Nordeste, figurando na oitava posição do ranking nacional.

Resultados da ATER na Bahia são apresentados em seminário nacional do MDA

Com foco na importância da assistência técnica e extensão rural (ATER) no fortalecimento da agroecologia no Brasil, o Seminário Nacional de ATER, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), acontece nos dias 7 e 8 de maio, em Brasília.

Dia do Associativismo: Organizações da sociedade civil são parceiras da ATER pública na Bahia

Trabalhar em prol de um objetivo comum: esse é o propósito que move o associativismo. Por meio da participação cidadã, as associações baianas de agricultura familiar, assentados, quilombolas, indígenas, Fundo e Fecho de Pasto, marisqueiras e tantas outras têm ajudado a construir um desenvolvimento rural sustentável. 

Mulheres rurais e da cidade debatem políticas públicas no Encontro de Mulheres do Território Recôncavo

Mulheres rurais e da cidade se reúnem nesta segunda e terça-feira, 29 e 30 de abril, em Muritiba, no Encontro de Mulheres do Território Recôncavo.

Versatilidade do milho é matéria-prima para a agricultura familiar baiana

No Dia Internacional do Milho, 24 de abril, há muito a se falar sobre um dos alimentos mais nutritivos e versáteis que existem. Presente no pão, cuscuz e na farinha, talvez ele seja o ingrediente mais assíduo na mesa dos baianos e dos brasileiros, que ainda têm a pipoca para saborear. 

Redes Sociais