A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) apresenta, durante o 3º Encontro de Gestores e Secretários Municipais da Agricultura da Bahia, os programas, projetos e ações desenvolvidos pela pasta. poli. Entendendo a agricultura familiar como uma importante aliada no combate à fome no Brasil, uma vez que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é proveniente da produção agrícola, o combate à fome tem sido o foco central do debate.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardos, para combater a fome no país, é fundamental fortalecer a agricultura familiar e camponesa, que representa uma parcela significativa da produção de alimentos e de renda no campo. “A cooperação entre gestão pública e organizações pode incluir a disponibilização de assistência técnica às famílias na produção agrícola, fortalecimento das redes de comercialização e logística, além de incentivos fiscais para apoiar a agricultura familiar”.

A combinação de políticas públicas efetivas com a cooperação entre setores públicos e organizações da sociedade civil, cooperativas, associações, é um caminho para garantir a segurança alimentar e combater a fome na Bahia, além de fortalecer a agricultura familiar e as comunidades tradicionais.

Políticas da SDR

Durante painéis expositivos, os superintendentes, diretores e coordenações técnicas da SDR e da Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR) apresentaram aos gestores municipais as principais políticas executadas de fortalecimento da Agricultura Familiar e que promovem o desenvolvimento rural e sustentável em nosso Estado.

FEAGRI 2023