Os agricultores familiares do município de Ibotirama, Território Velho Chico, estão recebendo apoio técnico e suporte burocrático para manutenção e fortalecimento de suas atividades.

Renovação da DAP

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou na semana passada (24), mutirão de declaração de aptidão (DAP) ao Pronaf.

A emissão e renovação da DAP garante que os agricultores familiares e suas organizações, possam continuar acessando as políticas do PRONAF, Garantia-Safra, programa de comercialização do PAA, PNAE, ATER e créditos agrícolas.

Venda da produção

Outro importante mecanismo que estimula as atividades da agricultura familiar é a Chamada Pública, publicada no Diário Oficial do Município. O instrumento oficializa e possibilita que agricultores e empreendedores familiares rurais, organizados em cooperativas e associações, possam comercializar gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atenderá aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

As ações realizadas garantem que os agricultores familiares e suas organizações, possam continuar a acessando as políticas públicas do setor, programas de comercialização e créditos agrícolas.

*Informações PMI

Jornal Informativo da Bahia - IBOTIRAMA: gestão municipal impulsiona agricultura familiar

Prefeitura de Ibotirama
Mutirão DAP-Velho Chico-Ibotirama