Em preparação à implantação do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), documento que deverá substituir, no segundo semestre de 2022, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), uma equipe técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta semana, no município de Planalto, uma atividade de formação com representantes da Prefeitura do município.

O objetivo é prestar orientações para que as equipes técnicas das prefeituras estejam preparadas para realizar o cadastro. A formação está sendo realizada pelo coordenador de Mercados Institucionais da Bahiater/SDR, Fábio Braga, que apresentou, também, os serviços disponíveis para esta política pública e a importância, para o município, das políticas públicas de comercialização da agricultura familiar (PAA e PNAE).

"Estaremos no Território orientando prefeitos e secretários municipais para a unificação das políticas de comercialização da agricultura familiar e divulgando os procedimentos do CAF, que substituirá a DAP. Na oportunidade, em cada município, juntamente com a equipe do Serviço territorial de Apoio à Agricultura familiar (SETAF) local, estaremos também emitindo DAP (físicas e jurídicas) para que os agricultores, cooperativas e associações possam acessar as políticas voltadas à agricultura familiar”, destacou Fábio.

Até a próxima quinta-feira (10) serão realizadas atividades em comunidades rurais de Planalto e nos municípios de Manoel Vitorino e Barra do Choça. Na próxima semana, de segunda (14) a quinta-feira (17), serão realizadas atividades nos municípios de Caculé, Malhada de Pedras, Jânio Quadros, Maetinga e Gaujeru.

Participações - Em Planalto, a atividade contou com o apoio da equipe da Bahiater/SDR que atua no Território de Identidade Sudoeste Baiano. Participaram do encontro, a coordenadora da Bahiater/SDR, no Sudoeste Baiano, Luciana Ferraz, o prefeito do município, Cloves Andrade, a secretária de Assistência Social, Joelma Pereira, além de técnicos da Prefeitura de Planalto e o representante da Câmara Municipal, vereador Flávio Nogueira.

Fábio Braga-Orientação CAF-Planalto-Sudoeste Baiano
Coordenação Setaf Sudoeste Baiano