Data

A problematização de situações do cotidiano, relacionadas aos direitos e responsabilidades de homens e mulheres, especialmente nesse período de pandemia, pautou o encontro do Diálogos de Ater, desta semana, excepcionalmente realizado nesta quarta-feira (02). O tema desta edição, que tradicionalmente acontece às quintas-feiras, com transmissão ao vivo, pelo Canal SDRBahia, no Youtube, integra a Campanha pela Justa Divisão do Trabalho Doméstico.   

Selma Glória, coordenadora técnica do programa de Gênero do Movimento e Organização Comunitária (MOC), que faz parte da coordenação da campanha, ressaltou a necessidade de  meninos e meninas entenderem desde cedo, que o trabalho doméstico deve ser concebido como sendo de toda a família, sem que meninas passem por um processo de reprodução de desigualdade, diante da sociedade: “É sempre importante a gente não minimizar a discussão sobre o compartilhamento do trabalho do doméstico”.  

 

Para Carmem Miranda, coordenadora técnica da Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (DIS/Bahiater), o debate sobre esse tema, que é de total relevância na vida, sobretudo das mulheres rurais, teve boa participação e interação: “Foi muito boa a participação. Mulheres que estavam em assentamentos de reforma agrária, em comunidades rurais, de comunidades quilombolas, de cooperativas e também técnicos e técnicas de assistência técnica e extensão rural – Ater, registraram participação. Foi um momento de partilha de saberes, que deve ser discutido o ano todo. A campanha vem mostrar que é preciso fazer a divisão justa de tarefas, tanto para homem quanto para mulher”.  

 O Diálogos de Ater é uma atividade que compõe a estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), coordenado pela  Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex). Todos os encontros estão disponíveis no canal SDRBahia, no Youtube.  

A Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico é uma iniciativa da Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste e GT Mulheres da ANA, em parceria com diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais de mulheres.   

  Encontros semanais  

O Diálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.  

O objetivo é levar informações sobre temas diversos, relacionados à agricultura familiar, além de ser um processo de formação rápida, dinâmica e interativa, em que os temas possam ir sendo complementados, a cada novo encontro, com foco na alimentação saudável, tanto no consumo quanto na produção rural.    

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR

Notícias Relacionadas

Redes Sociais