Data

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta terça-feira (27), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), a Roda de Conversa Julho das Pretas. O evento, que aconteceu no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal SDRBahia, no Youtube, teve o tema: Mulheres Rurais e os Desafios na Construção da Autonomia e da Igualdade Racial e de Gênero.

O encontro homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, liderança quilombola do século XVIII, símbolo de luta e resistência, celebrados no dia 25 de julho.

Célia Watanabe, superintendente da Bahiater, destacou que nesse mesmo dia 25 também se celebra o Dia da Agricultura Familiar, em toda sua diversidade, inclusive nas questões das populações tradicionais, dos povos quilombolas, povos de terreiro, indígenas e extrativistas. Ela observou ainda a necessidade de discutir outras questões relevantes, como a do enfrentamento ao racismo, à misoginia e à violência contra as mulheres: “O foco dessa nossa ação é articular essa discussão da mulher negra, da mulher quilombola, em especial, da mulher negra rural, que faz o dinamismo no campo e está preocupada com a produção dos alimentos saudáveis”.

Juliana da Silva Vaz, de Bom Jesus da Lapa, que integra a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), afirmou que é com muita luta, que a mulher negra tem que enfrentar os desafios atuais, pois afirma que aspectos como a cor e o fenótipo predeterminam a forma de tratamento das mulheres negras na sociedade: “Que possamos cada vez mais construir espaços de inclusão, para abraçar estas interseccionalidades, movidas pelas questões de raça, cor, gênero, etnia e construir um país com mais igualdade”.

A programação do evento, que está disponível no Canal SDRBahia, no Youtube, teve a mediação das colaboradoras da Bahiater, Maria Auxiliadora Alvim, Diretora de Inovação e Sustentabilidade, e Carmem Miranda, coordenadora técnica.

O encontro contou com a participação de Lucy Góes, da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); Valdiclea da Silva Marques, do Grupo de Mulheres Raízes Quilombolas, de Ibititá; Maria Gilcilene Maciel, técnica do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (Idesa); e Rosana Paulo, poeta e contadora de histórias.

O Julho das Pretas é uma agenda conjunta e propositiva do Movimento de Mulheres Negras da Bahia, voltada para o fortalecimento das discussões das questões de gênero e raça.

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas
Julho das Pretas

Notícias Relacionadas