Data

Meliponicultura - A Importância das Abelhas Nativas, Manejo, Produtos da Colmeia, Mercado e Comercialização. Esse foi o tema principal do Diálogos de Ater desta quinta-feira (17). O evento, transmitido ao vivo pelo Canal SDRBahia, no Youtube, é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).   

O encontro, que inicia uma nova série de debates voltados para Agroecologia – A Ecologia dos Saberes e Práticas Sustentáveis, teve mediação da engenheira agrônoma da Bahiater, Vandira da Mata, e contou com as apresentações de Welton Clarindo, técnico da Bahiater e de Emerson Pereira, técnico em Agropecuária e biólogo, do Campus de Itaberaba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).  

“Esta foi mais uma quinta-feira formativa e informativa, em que discutimos temas inerentes à assistência técnica e extensão rural (Ater), na perspectiva do fortalecimento da agricultura familiar da Bahia. Fizemos uma série de quatro encontros sobre Soberania Alimentar e plantas alimentícias não convencionais (PANC) e agora estamos abrindo essa nova série, com o título Agroecologia – A Ecologia dos Saberes e Práticas Sustentáveis, sendo esse primeiro encontro voltado para a meliponicultura”, destacou Célia Watanabe, superintendente da Bahiater. 

Emerson Pereira, técnico em Agropecuária, que atua no Campus de Itaberaba do IFBaiano, destacou que a meliponicultura deveria ser compreendida não só como uma atividade econômica na produção de mel, mas como atividade vital para a manutenção da vida vegetal, por meio da polinização: “São as abelhas dos povos brasileiros, também chamadas de abelhas indígenas, as responsáveis pela manutenção das nossas matas, pois 90% das plantas nativas são polinizadas por elas. As abelhas são responsáveis também pelo aumento de produção e qualidade dos frutos. Há culturas agrícolas que o incremento chega a 80%, além de garantir uma renda para o produtor com seus produtos: mel, própolis e pólen”. 

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância da meliponicultura, espécies de abelhas e subprodutos da meliponicultura, como o pólen e própolis. Entre as espécies nativas da Bahia estão a Uruçu, Mandaçaia, Jataí, Munduri/Papaterra, Jandaíra, Mandaguari/Tiúbba/Tubiba, Mané de Abreu e Moça Branca. 

Fortalecimento da apicultura e meliponicultura 

A criação racional de abelhas (apicultura, abelhas com ferrão e meliponicultura, abelhas sem ferrão), no estado da Bahia, é uma atividade de importância econômica e social, realizada quase 100% por agricultores familiares, cerca de 20 mil famílias. Para apoiar os sistemas produtivos da apicultura e meliponicultura, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), vem investindo, desde 2015, recursos da ordem de R$ 35 milhões, em 50 projetos distribuídos no estado.  

As ações incluem desde a assistência técnica e extensão rural (Ater) especializada e continuada; apoio à gestão; agroindustrialização e qualificação da produção; aquisição de equipamentos e insumos, a exemplo da entrega de kits de apicultura; até iniciativas voltadas para o acesso ao mercado. 

Encontros de formação virtual  

O Díálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecerão às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.    

O objetivo é levar informações sobre temas diversos, relacionados à agricultura familiar, além de ser um processo de formação rápida, dinâmica e interativa, em que os temas possam ir sendo complementados, a cada novo encontro, com foco na alimentação saudável, tanto no consumo quanto na produção rural.   

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura
Meliponicultura

Notícias Relacionadas