Data

Mais de 7 mil famílias viram sua renda melhorar nos últimos três anos com o investimento de R$ 32,6 milhões do edital ATER Agroecologia, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Foram 77 municípios baianos alcançados com a política pública do governo do estado, nos territórios Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá, Extremo Sul, Costa do Descobrimento, Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Médio Sudoeste Baiano, Sisal, Bacia do Jacuípe, Piemonte do Paraguaçu, Piemonte da Diamantina, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Sudoeste Baiano e Litoral Sul.

Os resultados da execução do edital foram apresentados no Seminário Estadual de Avaliação Final de Contratos de ATER, realizado pela Bahiater e SDR. “Estamos presenciando o avanço das políticas públicas no estado, com investimentos direcionados a variados sistemas produtivos e estimulando a produção sustentável, a autogestão, a valorização da mulher e do homem do campo. O ATER Agroecologia e o ATER Mulheres Rurais cumpriram seu papel de promover o desenvolvimento rural na Bahia”, destaca o titular da Bahiater, Lanns Almeida.

“Com o projeto, foram construídas 22 estufas na nossa comunidade, o que melhorou muito a nossa renda. Nas nossas estufas, hoje, nós podemos produzir diversas hortaliças, como coentro, alface, cebolinha, cenoura, beterraba, rúcula, espinafre e outros. Também aprendemos a fazer caldas naturais, que nos ajudam a controlar os insetos nas hortaliças, e compostagem. Confesso que mudou muito a vida da comunidade, na renda e na alimentação. Hoje estamos com uma feira na comunidade, outra em Paulo Afonso e vendemos por pronta-entrega”, comemora a agricultora Marli Maria de Almeida, do povoado Sítio do Lúcio, no município de Paulo Afonso, Território Itaparica. A comunidade é atendida por meio da entidade parceira Agendha.

Créditos
Bahiater/SDR
Fonte
Bahiater/SDR
Seminário De ATER 2023
Seminário De ATER 2023
Seminário De ATER 2023
Seminário De ATER 2023

Notícias Relacionadas