Instituições públicas se reuniram nesta quarta-feira (7), no Setaf – Serviço de Apoio à Agricultura Familiar de Barreiras, para debater estratégias para o segmento no Território Bacia do Rio Grande. A iniciativa da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniu representantes de diversas áreas, como educação, pesca artesanal, movimentos sociais, entidades de ATER, indústria e meio ambiente.

Formação, mercado, legislação, beneficiamento de produtos da agricultura familiar, pesquisas sobre produção de alimentos e acesso aos recursos naturais foram alguns dos temas abordados no encontro, além do enfrentamento às mudanças climáticas no bioma Cerrado, desenvolvimento sustentável e extensão rural e universitária. “Nos reunimos com diversos órgãos federais, estaduais e municipais com o objetivo de dialogar sobre as políticas públicas necessárias ao Território Bacia do Rio Grande, em consonância com a assistência técnica e extensão rural“, explicou Marcus Vinícius, Diretor Operacional da Bahiater.

Para o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques Miranda, o alinhamento das instituições é fundamental para o desenvolvimento sustentável. “O debate sobre a governança no Cerrado e o enfrentamento às mudanças climáticas já passaram a ser pauta das nossas instituições. Na nossa universidade, tentamos associar uma série de ações, incentivando a nossa comunidade acadêmica com relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU [Organização das Nações Unidas], que vão ganhar uma projeção, e defendemos bastante a questão da extensão, que deve permear nossas ações”, avaliou.

“Precisamos de um diferencial. Queremos a formação das equipes e de trabalhadores que possam replicar essa experiência. Outro ponto é a potencialidade do Território – o que se pode fazer? Principalmente em relação à agricultura familiar e o meio ambiente. Queremos criar um fórum específico para as mulheres para tratar da violência e da saúde mental. As comunidades estão sofrendo muito com isso, principalmente mulheres e jovens. Como é possível nos ajudar? Essas instituições aqui podem contribuir para os nossos avanços”, refletiu Taciana Carvalho, diretora da Fundifran-Fundação Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN), entidade parceira da Bahiater na execução de Chamadas Públicas no Território.

Além da UFOB e da FUNDIFRAN, participaram do encontro representantes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Escola Família Agrícola (EFA) Angical, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), do Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF), Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais (AATR), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf), Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), Cáritas, Movimento Sem Terra (MST) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura na Bahia (FETAG).

Missão Bioma Cerrado-Reunião com instituições Bacia do Rio Grande-01
Missão Bioma Cerrado-Reunião com instituições Bacia do Rio Grande-02