A agricultura familiar do oeste baiano tem aumentado sua renda com as práticas sustentáveis que estão sendo implantadas na produção de hortaliças, frutas e mandioca. Por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cerca de 4,5 mil famílias agricultoras estão sendo contempladas com investimentos de aproximadamente R$ 17,5 milhões.

A experiência da comunidade de Samambaia, no município de São Desidério, é um exemplo de avanço produtivo. A Associação do Povoado de Samambaia conta com 25 famílias associadas e é acompanhada pela entidade parceira da Bahiater Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), por meio da Chamada Pública ATER Biomas. A agricultora Eliane Gomes viu a realidade de sua família mudar para melhor com o acompanhamento técnico.

"A gente tem esse trabalho muito importante que é ser agricultora, tenho muito orgulho de ser o que sou. Trabalho com horta desde quando minha mãe nos ensinou e, graças a Deus, hoje tenho uma renda que dá para sustentar minha família, pagar nossas contas, a faculdade de duas filhas, comprar um carro para entregar as hortaliças. Com a Bahiater e a Fundifran, aprendemos como plantar e como colher de forma correta e como fazer defensivo orgânico. A gente não produzia bem, e depois da assistência técnica, produzimos mais, nossa renda aumentou, o município passou a gostar e comprar nossas hortaliças. Começamos a nos desenvolver e passamos a entregar para escolas, hospital, secretarias, além da feira", conta Eliane.

De acordo com a agricultora, a partir do desenvolvimento que a comunidade rural passou a ter, o retorno financeiro também permitiu com que construíssem um poço artesiano, o que resolveu a taxa de mortalidade da horta por falta de água, além da construção de um galinheiro. A comunidade também foi contemplada com o projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e passou a contar com kits de produção de hortaliças.

No município de Barreiras, outra comunidade que viu a produção de hortaliças, frutas e mandioca melhorar a partir da assistência técnica e extensão rural é a Canabrava. A comunidade passou a organizar melhor sua atividade e já fornece os alimentos a supermercados, além da comercialização na feira municipal. “Foi uma transformação, porque até então a gente produzia aleatoriamente, e com a orientação e o incentivo da Bahiater, a gente está só alavancando, melhorando mais. Mudou na qualidade do produto, na forma do trabalho. A formação nos levou a trabalhar de forma correta”, Eliane da Cruz, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Baixão, Cana Brava e Adjacências.

Missão

A Bahiater está realizando uma missão institucional no Oeste para conhecer as riquezas, potencialidades, cultura, experiências exitosas e as questões socioambientais que permeiam o bioma Cerrado. A equipe está realizando visitas técnicas a comunidades de agricultura familiar. Ainda na programação, a Bahiater participou da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, onde está instalada a Feira da Agricultura Familiar, e apresentará os resultados da extensão rural realizada no estado e no território por meio das Chamadas Públicas em execução: ATER Biomas, ATER Mulheres, ATER Agroecologia e ATER Sustentabilidade.

A experiência da comunidade de Samambaia, São Desidério-01
A experiência da comunidade de Samambaia, São Desidério-02