A Oficina Interna: Perspectivas e Desafios da ATER para a Agricultura Familiar, iniciativa da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniu mais de 80 técnicas e técnicos da sede e dos 27 Territórios de Identidade nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27. O evento aconteceu em Salvador.

"Encerrando nossa oficina, esses dois dias, com a participação de todos os SETAF [Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar], fazendo esse realinhamento forte sobre a importância que a ATER tem, falando do Bahia Sem Fome, das novas políticas públicas, do plano de governo participativo, de todos os desafios bons que se apresentam através da extensão rural, através de tudo que a gente pode levar, do carinho, do afeto, de todos os desafios que é levar conhecimento, mas, principalmente, a troca dele no campo com o homem e a mulher do campo", destaca o titular da Bahiater, Lanns Almeida.

O evento contou, ainda, com a participação da SDR, por meio do titular da Secretaria, Osni Cardoso. "Um excelente encontro. De alguma forma, a Bahia se reuniu aqui hoje. O trabalho da Bahiater é um trabalho muito bem feito, tem vários estados querendo conhecer a nossa experiência e a gente fica feliz por isso. Mas, tem várias coisas que estamos dialogando e é possível que a SDR consiga, de alguma forma, capitanear um volume imenso de recursos, mas principalmente pensando naquele que mais precisa, pensando naquele que precisa sair da situação de pobreza, porque a gente quer ajudar a alimentar a Bahia e a Bahiater é fundamental para isso", afirma o titular da SDR, Osni Cardoso.

A oficina abordou temas em torno da extensão rural no estado, como Indicação Geográfica, que a Bahia possui cinco registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial: Vale do Submédio São Francisco (uva manga), Microrregião Abaíra (cachaça), Litoral Sul (amêndoas de cacau), Oeste da Bahia (café) e Vale do São Francisco (vinho); sistemas produtivos; certificação orgânica, cujo mercado é liderado pelo Brasil na América Latina; Programa Cacau Mais; crédito rural; políticas públicas; estratégias de comunicação; formação e programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.

Para Fabiana Longo, subcoordenadora da Bahiater no Território Extremo Sul, o encontro foi importante para atualizar informações. "Sabemos da importância da assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar da Bahia, essa oficina foi importante para atualizar as informações. Esse é o nosso intuito, de trabalhar, levar tecnologias e também conhecimento, construindo essa agricultura forte e sustentável”, diz a extensionista.

Oficina Interna: Perspectivas e Desafios da ATER