Data

Acontece nos próximos dias 30 e 31 de março o Encontro Territorial de Mulheres Rurais: Fazendo e Refazendo Histórias, no Território Irecê. O evento, que irá homenagear a agricultora e sindicalista Maria dos Prazeres Alves Souza, deverá reunir 150 mulheres, entre pescadoras, quilombolas, assentadas de reforma agrária e crédito fundiário, mulheres da educação, mulheres do Movimento Negro Unificado e do grupo Raízes do Sertão, que integram o Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres do Colegiado do Território Irecê.

O Encontro é uma iniciativa da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e apoiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O evento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Itaguaçu da Bahia, no Povoado do Rio Verde I.

Serão abordados diversos temas ao longo da programação, como Direito Previdenciário, enfrentamento da violência contra as mulheres, Caderneta Agroecológica, implementação de políticas públicas a partir da escuta das mulheres rurais, além da entrega de títulos para mulheres rurais e caminhada pelas ruas. Na oportunidade, a Bahiater apresentará suas ações, como o ATER Mulher, ATER Agroecologia e ATER Biomas.

“O Encontro tem o objetivo de discutir sobre a garantia, a ampliação e o acesso às políticas públicas para as mulheres rurais e contribuir para a conquista por direitos sociais, equidade e autonomia. O momento atual é relevante e estratégico para proporcionar às mulheres rurais trocas de saberes acerca de suas lutas no universo rural, oportunidade em que os diversos grupos de mulheres vão apresentar suas experiências, os impactos dos projetos produtivos, sua renda e perceber sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar”, destaca Carmem Miranda, do GT organizador do evento.

 

Maria dos Prazeres

Natural de Santana do Ipanema, estado de Alagoas, e residente no município de Itaguaçu da Bahia, no Território Irecê, dona Maria dos Prazeres chegou à Bahia em 1978. Mãe de cinco filhos – três biológicos e dois adotivos, com oito netos e seis bisnetos, ela tem uma história de vida de muitas lutas.

Maria dos Prazeres foi uma das principais personagens na fundação do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Itaguaçu da Bahia após a Vila de Tiririca de Luizinho, que antes pertencia ao município de Xique-Xique, ser emancipada. Fundado em 1989, o Sindicato foi a primeira entidade do município.

“Trabalhei durante dez anos para melhorias das comunidades. Trabalhava em minha roça, cuidava da minha família, fazia o trabalho das comunidades para unir e nos fortalecer mais e mais para uma luta mais ferrenha. Essa luta não foi só minha, mas do grupo de companheiras e companheiros com o mesmo objetivo de formar uma entidade em defesa dos direitos e deveres dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Esse movimento nos deu força para criarmos o movimento de mulheres. E continuo na luta. Precisamos ser livres e ter direitos iguais”, conta a homenageada.

Maria dos Prazeres participou da 1ª Plenária Nacional de Mulheres, presidiu a entidade por dois mandatos, assumiu a Secretaria de Mulheres do Sindicato e a Secretaria de Organização e Formação Sindical. Ela também foi titular da Secretaria de Mulheres na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA).

 

Serviço:

Encontro Territorial de Mulheres Rurais: Fazendo e Refazendo Histórias

Território Irecê

Local: STTR de Itaguaçu da Bahia (Povoado de Rio Verde I)

30 e 31 de março de 2023

Abertura: 9h00

Créditos
Bahiater/SDR
Fonte
Bahiater/SDR
Encontro Territorial de Mulheres Rurais - Irecê
Encontro Territorial de Mulheres Rurais - Irecê
Maria dos Prazeres, homenageada do evento
Maria dos Prazeres, homenageada do evento

Notícias Relacionadas

Redes Sociais