Data

Segurança alimentar e nutricional, desafios ambientais e climáticos, participação na política, violência contra a mulher, metodologias de assistência técnica e extensão rural para mulheres e empoderamento econômico e feminino foram os temas debatidos por cerca de 200 mulheres de todos os Territórios de Identidade da Bahia, durante o 8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais. O evento acontece anualmente, durante a programação técnica da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Grupo de Trabalho de Mulheres, e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Na oportunidade, dezenas de propostas foram debatidas pelas mulheres rurais junto a representantes de diversos órgãos federais e estaduais.

"O Encontro tem como objetivo promover o fortalecimento e integração das mulheres rurais do estado da Bahia, evidenciando o protagonismo delas por meio da visibilização de suas experiências de resistência e de autonomia. Estas podem ser vistas através dos avanços das organizações em que estão envolvidas. Porém, o Encontro também teve como objetivo a escuta qualificada dessas mulheres , com a discussão de diversos temas do cotidiano do campo. Nessa edição, especificamente, enfatizamos a construção de propostas da nossa representação política para o bem viver. O evento foi realizado enquanto iniciativa da SDR, coordenado pelo seu GT de Mulheres, composto por servidoras das unidades Bahiater, CAR, GABSDR, SUAF, SDA e SUTRAG, e da SPM", avaliou a coordenadora do GT de Mulheres, Neivia Lima.

"Eu venho lá do Cerrado baiano, de Formosa do Rio Preto. O Encontro Estadual de Mulheres foi muito importante, o carrossel, então, foi um despertar para muita coisa que a gente precisava ouvir a atentar, e também atualizar muitas informações sobre o que acontece na Bahia e, principalmente, em relação ao Cerrado baiano, ao território Bacia do Rio Grande, do qual eu venho. Destaco [os debates] sobre as questões ambientais, a questão da violência contra mulher, o empoderamento feminino. Várias pautas pertinentes para as mulheres", destacou Aurenilde Aires, da Associação Pro Cultura.

Próximo passo

Para garantir uma escuta qualificada para o levantamento de propostas, a metodologia adotada no Encontro foi o Carrossel de Experiências. De acordo com a coordenadora do GT, agora as propostas serão sistematizadas e, após a incorporação daquelas que não foram atendidas no encontro anterior, escritas em carta que será entregue ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues.

Planejamento

A partir do próximo ano, o Encontro Estadual passará a ser a culminância de um planejamento anual feito pelas mulheres rurais da Bahia. Na edição de dezembro de 2024, será realizada a apresentação de tudo o que foi construído durante o ano.

Participações

O 8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais contou com as Participações da primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Veloso; da
Secretária de Políticas para Mulheres, Elisangela Araújo; subsecretária de Mulheres Rurais do MDA, Maria da Conceição Dantas; deputada Fátima Nunes; deputada Neusa Cadore; diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahiater/SDR, Marise Caribé; Aisi Carvalho, do Programa Bahia Sem Fome; assessora do Campo, das Florestas e das Águas do Ministério das Mulheres, Sara Deolina Cardoso; coordenadora dos Restaurantes Populares da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar 
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), Brena Pinto; coordenadora de Ações Estratégicas do INEMA, Lilian Maria Ferraz; superintendente de Povos e Comunidades Tradicionais  da SEPROMI, Lívia Borges; Secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; Regina Dantas, da Unicafes; Nereide Segala Coelho (Rede Pintadas); Elizângela Lopes (Rede BATUC); Gizeli Maria de Oliveira (Rede Mulher do Sertão São Francisco); Aline de Oliveira (COMAFES) e Valterlucia, do Território Irecê, representando as mulheres rurais.

Feira Baiana

A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece no Parque Costa Azul, em Salvador, até este domingo (17), trazendo uma imensa variedade de produtos dos 27 territórios baianos. De artesanatos à gastronomia, a agricultura familiar baiana movimenta o turismo e a economia tendo como palco a orla marítima da capital.

Créditos
Bahiater/SDR
Fonte
Ascom/SDR e Bahiater
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais
8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais

Notícias Relacionadas