A equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no território de identidade Litoral Sul, reuniu-se com representantes do Banco do Nordeste (BNB) regional Itabuna.

O encontro, realizado na última quarta-feira (23), contou com a  participação de representantes de 13 municípios atendidos pela agência regional do banco, e teve o  objetivo de  alinhar informações para o crédito e buscar corrigir a inadimplência de agricultores e agricultoras familiares atuantes no Litoral Sul, na linha de microcrédito do Programa Agroamigo, do BNB.

Com a iniciativa, as duas instituições pretendem contribuir para regularizar a situação de agricultores e agricultoras familiares, tanto na Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), quanto na adimplência e acesso a novos créditos para o fomento de suas produções. “O objetivo desse alinhamento é destravar os municípios e os agricultores que estão aptos ao crédito e que não estão conseguindo acessá-lo, devido à trava da inadimplência causada por créditos anteriores que não foram cumpridos”, explica o coordenador da Bahiater no Litoral Sul, Bernardino Rocha.

De acordo com Bernardino, a ideia é deslocar essa reunião para cada um desses municípios e também para cada sub-região das outras duas agências do BNB, para conseguir atingir todos os 26 municípios do Litoral Sul.

Regularização

O coordenador do Agroamigo, no BNB Itabuna, Rodrigo Amorim,  destacou que a  região atendida pela unidade possui uma grande quantidade de agricultores familiares aptos aos benefícios da Lei 3.340, de liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural. “A gente tem um número grande de pessoas que se enquadram nessa Lei 3.340, em que eles podem ter até 80% de desconto na dívida caso paguem sua parcela. Essas pessoas poderão ter o seu crédito de volta e ter seu nome limpo novamente para poder acessar novos créditos”.

Amorim explica que  as parcerias estão sendo alinhadas, tratando sobre alguns desafios para o ano de 2023, como a transição de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que tem gerado muitas dúvidas, além da questão da inadimplência, que tem atingido nossos municípios. “A partir dessa reunião central, vamos definir reuniões localizadas para que, até fevereiro, a gente tenha conseguido se reunir com todos os municípios, para conseguirmos atender a um número maior de agricultores, com mais qualidade, apresentando os números localmente, para que esse crédito se torne mais oportuno para o agricultor. A gente acredita que vai conseguir aumentar esse valor aplicado e o nosso objetivo maior, que é o de melhorar a vida das famílias do campo e aumentar o investimento na zona rural, principalmente na agricultura familiar”, finaliza o coordenador do Agroamigo.

Litoral Sul-Renegociação dívidas BNB