A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está por toda a Bahia, fortalecendo diversas culturas agrícolas com grandes investimentos em assistência técnica e extensão rural nos 27 Territórios de Identidade. No Dia Nacional da Mandioca, 22 de abril, muitas são as realizações a serem destacadas nesta cultura: da ATER direta, realizada em comunidades como a da Associação dos Produtores Rurais de União Baiana de Itagimirim, na Costa do Descobrimento, à ATER realizada por meio de editais, como ocorre na Associação Quilombola de Santa Luzia, em Maraú, no Litoral Sul.

Somente por meio do edital ATER Biomas, a Bahiater/SDR está investindo mais de R$ 6,6 milhões em serviços de assistência técnica e extensão rural na mandiocultura do estado. O edital começou a ser executado há um ano e terá duração de cinco anos. Já são 5.219 famílias inseridas na mandiocultura alcançadas pela política pública.

Outro edital que impulsionou a cultura da mandioca na Bahia foi o ATER Agroecologia, que beneficiou 7.020 famílias em 17 territórios. É o exemplo do agricultor José Lucas da Silva, de Santa Luzia. “Com a ATER, aqui melhorou 100%, porque aprendemos sobre calagem, que a gente não fazia, aplicamos o adubo correto, vai fazer a análise de solo depois do adubo. Achei que melhorou bastante. Dou nota 10 porque aumentou minha renda e dos vizinhos, com orientações e participação direta do técnico”, comemora.

Novidade no Extremo Sul

A boa notícia para esse Dia Nacional da Mandioca é que vem aí a fase II do PAT Mandiocultura. O PAT é o Programa de Formação do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura do Extremo Sul da Bahia, que tem transformado a cultura em dez municípios do Extremo Sul.

Implantado por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste, o PAT teve a Bahiater/SDR e entidades de ATER como parceiras em sua elaboração, na prestação de assistência técnica e extensão rural e na distribuição de mudas de alto valor agronômico da Biofábrica da Bahia durante cinco anos.

“São políticas integradas que ajudam a avançar nos resultados cada vez mais positivos para a agricultura familiar. A mandiocultura tem sido beneficiada com investimentos desde o plantio, com orientações técnicas continuadas e distribuição de mudas, à construção e requalificação de casas de farinha e agroindústrias, com investimentos da CAR [Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional], destaca o titular da Bahiater, Lanns Almeida.

Acompanhe os resultados da fase I do PAT Mandiocultura, concluída em 2021:

* beneficiou 92 agricultoras e agricultores familiares no Extremo Sul

* aumentou a produtividade em 400%