O Diálogos de Ater, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), trouxe experiências da agricultura familiar no Território Baixo Sul, no âmbito do projeto Cacau Mais, nesta quinta-feira (30), em sua última transmissão, via canal SDRBahia, no Youtube, da temporada.

O encontro desta quinta teve as participações de Leandro Ramos, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAS do Baixo Sul (CIAPRA Baixo Sul), e do coordenador técnico do Cacau Mais, Joelson Orrico, com a mediação de Ana Cristina, engenheira agrônoma e coordenadora técnica da Diretoria de Inovação e Sustentabilidade, da Bahiater.

Cacau Mais
O Cacau Mais é fruto de uma cooperação técnica, que conta também com a participação da SDR, por meio da Bahiater e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O projeto está sendo executado em todo o Baixo Sul e tem como objetivo melhorar a produtividade do cacau e a economia no território, principalmente contribuindo com a renda do pequeno produtor rural. Para isso, a iniciativa busca a renovação de áreas de cacaueiros em decadência produtiva, em propriedades da agricultura familiar, com a aplicação de novas técnicas de manejo, visando aumentar a produtividade média do cacau de 16 arrobas para 80 arrobas por hectare, em três anos.

“Sabemos que isso é possível. O público-alvo desse projeto são 2.400 agricultores familiares do território. Essa definição por município é de acordo com a quantidade de técnicos que as prefeituras colocam à disposição, considerando a relação de um técnico para 60 famílias. Então, o município que tem um técnico, tem 60 agricultores familiares assistidos pelo Cacau Mais”, explica Leandro Ramos. Estão sendo alcançados pelo projeto 2.269 agricultores.

O projeto inclui o suporte de assistência técnica e extensão rural (Ater), serviço prestado por meio de 40 técnicos, das 14 prefeituras que integram o CIAPRA Baixo Sul. Dentre as práticas compartilhadas pelos técnicos estão análise de solo, poda, manejo, monitoramento do resultado da produtividade ano a ano, colheita e o controle de pragas. “Uma espécie de raio-x de todas as ações. Os agricultores vão a campo com esses técnicos para aprenderem na prática”, comenta o secretário executivo do CIAPRA Baixo Sul. De acordo com Ramos, a iniciativa tem um efeito multiplicador.

“A gente vai trabalhar dentro de uma metodologia de unidade demonstrativa de resultado, que é um hectare dentro da pequena propriedade desse agricultor, e como a média por agricultor na região é de quatro a cinco hectares, a gente entende que, ao trabalhar um hectare dentro dessa modernização, esse agricultor também vai aplicar isso nas demais áreas. Então, como efeito multiplicador, nós temos aí 7,2 mil hectares de cacau, aproximadamente, sendo modernizados com a aplicação dessas práticas”, esclarece Leandro.

“Além de estarmos levando informação ao produtor e qualificando o técnico, essas práticas agrícolas serão feitas no momento certo, porque tem o momento certo de fazer a correção do solo, de fazer a adubação, a enxertia, a poda. É levar essa informação e saber como utilizá-la no momento certo, para ter o melhor benefício da cultura”, destaca Joelson Orrico.

Experiências
O programa está entregando aos agricultores um pacote de serviços que inclui 7,2 mil análises de solo, 4,8 mil toneladas de calcário, 2,4 mil toneladas de gesso agrícola, 500 mil mudas de cacau clonal certificado da Biofábrica da Bahia, para adensamento, ampliação e renovação de áreas de plantio, tudo graças ao convênio firmado entre CIAPRA e SDR/CAR, além de regularização fundiária e ambiental de mil propriedades, regularização de mil Declarações de Aptidão ao PRONAF (DAP) e crédito apoiado e assistido.

Todas essas ações pretendem alcançar um incremento de R$ 115 milhões na renda das famílias do território, em três anos. Para monitoramento dos resultados, o consórcio está implantando ferramentas tecnológicas que permitem agilidade no gerenciamento das ações.

Diálogos de Ater
O Diálogos de Ater vai ao ar todas às quintas-feiras, com transmissão ao vivo a partir das 16h, no Canal da SDRBahia no YouTube, mas, em cumprimento à legislação, os encontros ficarão suspensos até o fim do período eleitoral.

Os encontros do Diálogos de Ater são voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.

Ascom/SDR
Ascom/SDR