Data

Uma palestra sobre práticas de preservação do meio ambiente foi ministrada, nesta terça-feira (17), para agricultores e agricultoras familiares da comunidade Boa Vista, localizada no município de Valença, Território de Identidade Baixo Sul.

No encontro, foram abordados temas como os de conservação do solo e preservação de nascentes, além da recomendação para não realizar queimadas. A atividade contou também com orientações sobre como fazer coleta para análise do solo e, de forma prática, os participantes foram orientados sobre como fazer o plantio em áreas de curva de nível.

A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da equipe técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), que atua no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), do Território de Identidade Baixo Sul.

Na Bahia, são atendidas, atualmente, mais de 80 mil famílias de agricultores pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), executado em três modalidades: Direta, pelos técnicos da Bahiater; pelas equipes técnicas de organizações sociais contratadas, por meio de Chamadas Públicas Ater Mulheres, Ater Agroecologia, Sustentabilidade e Povos e Comunidades Tradicionais, ou ainda por meio do Mais Ater, via convênios e contratos firmados com prefeituras e consórcios públicos, para estruturar a ação nos municípios baianos.

A Ater atua como ação potencializadora do desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da agricultura familiar e reforma agrária, uma vez que permite a ampliação e melhoria da produção. É uma iniciativa de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização de produtos e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroflorestais, agroextrativistas, florestais e artesanais.

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
Valença
Valença
Valença
Valença
Valença
Valença

Notícias Relacionadas