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A comercialização é uma etapa fundamental na produção da agricultura familiar, e neste período de pandemia vem ganhando novas possibilidades e ferramentas, que ultrapassam o formato de vendas em lojas físicas. Para debater sobre essa questão, o Diálogos de Ater, desta quinta-feira (10), trouxe o tema Comercialização em Tempos de Tecnologias. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo Canal SDRBahia, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Youtube, onde pode ser acessado esse e todo os conteúdos dos outros encontros. 

Esta edição do Diálogos de Ater contou com a participação de Regina Dantas, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Estado da Bahia (Unicafes-BA) e Susana Calmon, CEO e cofundadora da startup Escoaf. 

 

Dora Alvim, diretora de Inovação e Sustentabilidade da  Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), responsável pela mediação, destacou que o encontro trouxe aspectos importantes para a comercialização, como o diálogo com os consumidores, buscando atender às suas demandas, e a apresentação dos diferenciais da produção, como o respeito ao meio ambiente, e as inovações, tanto nas embalagens como na qualidade dos produtos: “Foram citados exemplos de demandas por produtos sem açúcar e outros mais naturais. Por outro lado, tivemos a oportunidade de perceber com as participações a importância das cooperativas e dos avanços da comercialização após o apoio do Governo do Estado, por meio da SDR e suas unidades”. 

A presidente da Unicafes-BA, Regina Dantas, explicou que com tantas mudanças do modo de viver que passa a humanidade e com o advento de tantas tecnologias sociais, no campo da comunicação, em especial, na comercialização, através de plataformas e aplicativos, como WhatsApp e entregas delivery, dentre outras, a agricultura familiar tem buscado se adaptar e fazer um bom uso dessas ferramentas, para conseguir alcançar mercados: “E já tem bons resultados. Essas ferramentas vieram para ficar, mas precisamos nos adaptar ainda mais e buscar aprender mais como bem usá-las”. 

De acordo com Susana Calmon, a plataforma web foi criada como uma solução para que os consumidores tivessem um local onde pudessem comprar os produtos da agricultura familiar, sem sair de casa: “A ação gera aumento nas vendas, armazenamento e entregas mais ágeis, comodidade e visibilidade para esses produtos”. 

A iniciativa é da SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex). 

O Díálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.     

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
Comercialização
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