Desenvolvimento Territorial e Governança foi o tema de mais uma edição do Diálogos de Ater, uma série de encontros que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, com transmissão ao vivo no canal SDRBahia, no Youtube. A ação é promovida pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O tema dessa quinta-feira foi apresentado por Marcelo Rocha, mestre em Planejamento Territorial e responsável pelo departamento de Formação e Apoio a Órgãos Colegiados da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (DFOC/CAR). Ele trouxe para o debate o impacto do chamado antropoceno [Período relativo à época mais recente da Terra] sobre o planeta, resultante de um modelo civilizatório, baseado na narrativa da escassez e da acumulação. Marcelo Rocha apresentou ainda a possibilidade de contraposição a esse modelo, a exemplo de políticas públicas e outras iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na Bahia: "A perspectiva de uma governança humana para uma civilização regeneralista, afluente e capaz de ampliar a riqueza e a diversidade da vida, deixando um legado positivo para gerações futuras".

O coordenador da Cepex, José Tosato, que apresentou o encontro, destacou que, nessa edição do Diálogos de Ater, foi possível não só perceber problemas que a sociedade atual enfrenta, mas também apontou possíveis soluções para tentar reverter esse cenário: "Os participantes puderam conferir, a partir da apresentação e contextualização do tema, a necessidade de lutar em comunhão pelo bem viver, a partir de ativismo digital proativo, para que haja crescente sensibilização da sociedade e se possa enfrentar os graves dilemas do nosso tempo".

Entre as ações para a governança do desenvolvimento territorial e sustentável na Bahia, destaca-se a estratégia Parceria mais Forte, juntos para Alimentar a Bahia, do Governo do Estado, por meio da SDR, em parceria com organizações representativas da agricultura familiar, consórcios públicos e prefeituras municipais. Essa estratégia visa fortalecer a governança do desenvolvimento rural e potencializar a parceria com os municípios.

Está em curso, ainda, a campanha do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), coordenada pelo DFOC, da CAR/SDR, para renovar a regularização e homologação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e a Rede de Controle Social e Desenvolvimento Territorial Sustentável (Rede Educom), que envolve os CMDS e os Conselhos de Desenvolvimento Territorial (Codeter), nos 27 Territórios de Identidade. O DFOC fará formação para milhares de conselheiros e membros do Codeter, para fortalecer a abordagem territorial e a governança, após a campanha.

Bahiater
Desenvolvimento Territorial