Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participaram da 9ª Reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, que teve início nesta quinta-feira (27), em Ponta Negra, Natal-RN. O evento, que segue até esta sexta-feira (28), teve o objetivo de discutir vertentes da agricultura familiar e se tornar um espaço de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar da região.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Wilson Dias, fez uma apresentação da estratégia da Secretaria de Desenvolvimento (SDR) para a implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF). A titular da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), Célia Watanabe, também participou do primeiro dia de atividades. Nesta sexta-feira (28), o secretário Jerônimo Rodrigues estará presente na reunião.

De acordo com Dias, a apresentação da estratégia SETAF/SEMAF da Bahia, juntamente com a experiência de custeio compartilhado dos serviços de Assistência Técnica (ATER) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) com as prefeituras, no estado de Alagoas, ajudaram os gestores das políticas públicas para a agricultura familiar no Nordeste a vislumbrarem possibilidades de estreitar o relacionamento com os municípios.

“A discussão foi no sentido de potencializar os resultados em termos de implantação de uma quantidade maior de políticas para uma quantidade maior de beneficiários, o que, em maior proporção, gera desenvolvimento rural sustentável, atraindo este importante ente federado, os municípios, que tendem a assumir maior protagonismo daqui para frente”, disse o diretor-presidente da CAR.

O Fórum realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), tem como tema ‘A Nova Ruralidade e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil: Desafios para os Estados, Territórios e Municípios’ e está focado na valorização das pessoas, dos produtos e dos territórios da agricultura familiar, investindo na produção e reprodução de qualidade de vida para a sua população, em especial na universalização do acesso às oportunidades produtivas.

Para o secretário da SEARA, Raimundo Costa, “é uma enorme satisfação para o estado sediar um Fórum com discussões tão relevantes para a nossa região. Hoje, a agricultura familiar é a responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, um número muito significativo e que merece uma atenção especial nas discussões de gestores públicos”, disse.

O evento tem a adesão de todos os estados da Região Nordeste e do estado de Minas Gerais, por intermédio das secretarias de agricultura, reforma agrária e do desenvolvimento agrário dos estados. Desde que o Fórum foi criado, em 2015, já foram realizadas reuniões em Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Belo Horizonte, Aracaju, Teresina, Salvador e Recife.

Divulgação/SDR
ASCOM/SDR