A convite da Prefeitura Municipal de Camamu, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), representada pela engenheira agrônoma Ana Cristina Santos, participou das atividades realizadas em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente.

Entre as ações, foi realizado o plantio e manejo das mudas de Jasmim do Caribe ou Véu de Noiva (Pluméria pudica), nas ruas e vias do município de Camamu, Território de Identidade Baixo Sul. O objetivo é arborizar as ruas e contribuir para a melhoria do clima e da temperatura, aumentar a umidade do ar, a liberação de oxigênio e, consequentemente, minimização do efeito estufa. A iniciativa ainda busca colaborar com a urbanização e paisagismo das principais ruas do município, como a da Igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, que está comemorando 450 anos de Paróquia.

Participaram da ação funcionários da prefeitura e voluntários, que receberam orientações técnicas como a de abertura do berço de plantio, adubação natural com terra vegetal, esterco, farinha de osso, manejo do solo, uso de tutor, poda e espaçamento. Além das orientações, a engenheira agrônoma acompanhou todos os procedimentos.

Para Ana Cristina, o dia 5 de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, é uma data para relembrar a importância de cuidarmos de todo o ecossistema do planeta: “Cada dia se torna mais importante a realização de ações que gerem maior sustentabilidade, e evitem o desmatamento de áreas florestais ou urbanas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do local”.

A engenheira agrônoma conta que, para a realização da atividade, foram observados todos os cuidados relacionados à prevenção da Covid-19, como o distanciamento exigido, a utilização de máscaras e o uso de álcool em gel.

Sobre a espécie escolhida para a arborização

Jasmim do Caribe ou Véu de Noiva (Pluméria pudica) é nativa da América Tropical, uma planta arbórea, ideal para paisagismo porque suas raízes não racham as calçadas, atraem a fauna, principalmente os beija-flores, e é cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso, bem drenado.

Cuidados com a planta - As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. No início da primavera, deve ser adubada com esterco de gado, de galinha, ou composto orgânico, enriquecido com farinha de osso. O adubo deve ser aplicado na projeção da copa, nunca junto ao caule.

Prefeitura de Camamu
Camamu - Meio Ambiente