A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), coordenou, nas últimas semanas, uma série de capacitações para comunidades rurais do Território de Identidade Sudoeste Baiano.

O objetivo foi orientar agricultores e agricultoras familiares sobre a criação de galinhas caipiras, com orientações teóricas e práticas, principalmente em relação aos manejos, alimentar e sanitário, para evitar as perdas na produção.

Agricultores familiares do Sudoeste  Baiano recebem capacitação sobre a criação de galinhas caipiras

As capacitações, que contam com o apoio das prefeituras, por meio das secretarias municipais de Agricultura, foram realizadas antes das determinações e decretos preventivos, municipais e estadual, de restrições à circulação de pessoas e recomendações de isolamento social, devido à pandemia do novo Corona Vírus. As atividades de Ater estão suspensas até que novas orientações do Governo do Estado e da Prefeituras sejam anunciadas.

A capacitação foi realizada pelo engenheiro agrônomo e técnico da Bahiater/SDR, Giderval Vieira, que atua no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Sudoeste Baiano, com sede no município de Vitória da Conquista. A iniciativa aconteceu em comunidades rurais dos municípios de Tremedal, Caraíbas, Cordeiros, Presidente Jânio Quadros, Guajerú, Belo Campo, Poções, Cândido Sales e Mirante.

Além do manejo alimentar e sanitário, os agricultores e agricultoras familiares que participaram das capacitações tiveram também a oportunidade de receber orientações sobre a vacinação das aves e sobre a construção das instalações dos aviários, além de demonstrações práticas necessárias ao bom desempenho da atividade, com formas eficientes de manter os animais saudáveis e produtivos.

O agricultor familiar do município de Cordeiros, Joaquim Nunes, destacou que a capacitação foi importante, porque contribui para que o produtor não tenha prejuízos com a criação de galinhas caipiras: “Devemos fazer o que foi explicado no curso e assim ter lucro, criando poucas ou muitas galinhas. Participar do curso foi muito bom, agora eu tenho ainda mais experiência. Valeu demais”.

A criação de aves, em especial, de galinhas caipiras de corte ou de postura, é considerada uma das alternativas produtivas para o segmento da agricultura familiar, com retorno financeiro rápido e garantido.

“Temos desenvolvido várias atividades para nossos agricultores familiares fazerem melhor uso de seu potencial e ampliarem sua renda. Nesses treinamentos, demonstramos a importância dessa atividade, quer seja na produção de alimentos, como carnes ou ovos, ou até mesmo para a comercialização de produtos derivados”, explicou Giderval Vieira.

Setaf Sudoeste Baiano
Galinha caipira Sudoeste Baiano