O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, acompanhado de dirigentes e técnicos da SDR, secretários municipais e representantes de movimentos sociais realizou visita técnica ao Assentamento de Reforma Agrária Riacho dos Cavalos, localizado no município de Sítio do Mato, Território de Identidade Velho Chico, na última sexta-feira, 29.09.

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, teve a oportunidade de conhecer a experiência da construção dos galinheiros e degustar alimentos da agricultura familiar produzidos na comunidade, a exemplo dos biscoitos e sucos de frutas: “É importante ver a comunidade trabalhando, ‘arregaçando as mangas’, como contrapartida no projeto, que inclui não só material, mas também a mão de obra, realizando um sonho deles de poder criar galinhas”. Ele observou que a perspectiva é a de comercializar frango abatido e ovos, mas ressaltou que, com organização, será possível vender também as matrizes e os pintinhos, para outros projetos apoiados pelo Bahia Produtiva.

Rodrigues destacou ainda que a expectativa da comunidade é também a dele, a de que a construção dos galinheiros seja concluída em até 20 dias, para passar para a produção de ração, qualificação dos tratos médicos do animal, com vacinas e outros cuidados, para, em até dois meses, começar a produção efetiva.

Logo após a visita, foi discutida a viabilidade da produção da avinocultura, seguida de um balanço para a avaliação das etapas de implantação do projeto e de outras ações da secretaria.

De acordo com o assistente territorial do Bahia Produtiva, Gilmário dos Santos. A Associação Comunitária de Riacho dos Cavalos foi contemplada no Edital Socioambiental do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) para a construção de 20 galinheiros, que está beneficiando diretamente 20 famílias. O investimento total foi de R$ 243 mil e visa atender essas famílias na criação de galinha caipira tanto para a produção de ovos, quanto de carne: “A gente viu no rosto das famílias a alegria de ter recebido esse projeto, que vai trazer a melhoria da qualidade de vida da comunidade”.

A visita contou com a presença da diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), de representantes de outras comunidades rurais do município de Sítio de Mato, das secretarias municipais de Agricultura dos municípios de Sítio do Mato e São Félix do Coribe, ou estruturas equivalentes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag-BA), além de técnicos da SDR.

ASCOM/SDR
ASCOM/SDR