Data

A 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária homenageou personagens que contribuíram para a construção da história da agricultura família na Bahia, nesta quinta-feira (28), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro.

No ato em homenagem às personalidades, houve uma apresentação de videodocumentário e a entrega de placa de reconhecimento a cada um dos homenageados: Zenóbio José da Silva, Generosa Araújo, Aneli de Oliveira, Boaventura de Almeida, Juvita Gonçalves da Cruz, Manoel Batista, Marieta de Jesus, Paulo Demeter, Haroldo Heleno, Vera Lúcia Barbosa, Conceição Borges, Josefa Rita da Silva, Alcides Modesto, Naidison de Quintella, Pedro dos Anjos, Joelson Ferreira e Raimundo Dias. 

A homenagem conta também com uma mostra fotográfica Expoentes da Agricultura Familiar Baiana, que pode ser visitada até o dia 1º de dezembro. As fotografias e depoimentos estão sendo dispostos em totens distribuídos em várias partes do pavilhão da feira, onde o público vai conhecer um pouco da força, coragem e capacidade de 17 mulheres e homens do campo que trabalharam em prol do fortalecimento e do desenvolvimento rural baiano.  

Os agricultores familiares são profissionais que dedicam suas vidas para atender à principal demanda da sociedade: a alimentação. Eles têm na agricultura familiar sua vocação e atuam de forma a preservar o meio ambiente e os recursos naturais como solo, água, plantas e animais, com foco na sustentabilidade, utilizando tecnologias modernas em um nível elevado de informação. Atualizados, porém sem perder o saber popular. 

A exposição faz parte da programação da Feira Baiana da Agricultura Familiar, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e traz para a capital  cerca de 3 mil produtos de 400 empreendimentos de toda a Bahia. 

Segundo o titular da SDR, Josias Gomes, esse é um momento especial na agricultura familiar do Estado: “A feira é um momento tão marcante que merece homenagear os protagonistas desta rica história. Criamos uma exposição com fotos e depoimentos de agricultores que ajudaram a construir uma nova fase da agricultura familiar, valorizando os nossos guerreiros e guerreiras que são tão importantes para o desenvolvimento rural da Bahia e dos baianos”. 

Alcides Modesto é um dos homenageados. Ele começou sua história de militância em defesa da agricultura familiar em Paulo Afonso, por meio da Pastoral da Terra, lutando pelos direitos dos agricultores familiares afetados pela construção da Barragem de Itaparica. “Nós temos que lutar pelos nossos direitos e os agricultores familiares precisam acreditar em si mesmos, e lutar todos os dias, para conquistar direitos tradicionais, preocupando-se com as novas gerações”, disse.

A agricultora Conceição Borges é natural do Distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, considera importante organizar os agricultores e agricultoras familiares, para que sejam apresentadas pautas para os governos municipal e estadual, em busca de espaço, valorização e apoio à produção. “Apesar de ter muita coisa para fazer, temos muito a celebrar. Nos últimos dez anos, a gente pôde experimentar o que é não ter vergonha de ser agricultor e colocar seus produtos em qualquer exposição. Isso para mim é valorização”.

Atuando sempre na agricultura familiar e residindo no Pajeú, uma área de reassentamento, Zenóbio José da Silva, destacou que a homenagem é um reconhecimento de mais de 30 anos de luta e trabalho: “Um reconhecimento que, não só para mim, mas para todos que lutam pelo desenvolvimento da agricultura familiar”. 

 

Confira as fotos do evento do Flickr: https://bit.ly/2Os3qvZ

Créditos
André Frutuoso/SDR
Fonte
Ascom/SDR

Notícias Relacionadas

Redes Sociais