Estratégias para ampliar a oferta da assistência técnica e extensão rural (Ater) na Bahia foram debatidas, nesta terça-feira (26), durante o Encontro Estadual de Avaliação da Ater, que integrou a programação da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até o próximo domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro 2019.

No evento, realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram avaliados os serviços prestados pelas organizações responsáveis pela execução das Chamadas Públicas de Ater do Estado, além das ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs).

Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural, destacou a importância desse momento de avaliação: "Estamos avaliando a Ater desenvolvida junto ao segmento da agricultura familiar no estado, implementada de maneira ampla nos Territórios de Identidade e, conferindo os resultados auferidos pelas famílias assistidas e orientadas nos últimos anos. Com todo o esforço, nós atingimos 110 mil famílias dos estabelecimentos agrícolas, dos 560 mil existentes. Ainda é muito pouco e teremos que chegar até 200 mil famílias. Para isso, temos que contar com a parceria de organizações executoras de Ater, consórcios, prefeituras”.

Célia Watanabe, gestora Bahiater/SDR, afirmou que o alinhamentos das ações possibilita o êxito dos trabalhos: "Estamos reunidos com as organizações executoras dos contratos de Ater, por meio das chamadas públicas, juntamente com os (as) coordenadores (as) da Bahiater, nos SETAFs  para apresentar os resultados da Ater, articular as duas estratégias, onde uma depende da outra, para melhor atender o público da agricultura familiar. É possível conferir o quanto a Ater tem contribuído com a elevação da renda das famílias agricultoras”. Watanabe explicou que no encontro foram discutidas ainda as perspectivas e os desafios futuros.

Dermeval Gervásio de Oliveira, coordenador geral Fundação Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), que executa a chamada pública de Ater Sustentabilidade nos Territórios de Identidade da Bacia do Rio Grande, Velho Chico e Bacia do Rio Grande, beneficiando aproximadamente três mil famílias, destacou a importância da Ater para o desenvolvimento Rural: “A Ater é um instrumento importantíssimo na vida dos agricultores familiares, principalmente, das mulheres que estão participando aqui desse evento, por ajudar a desenvolver a sua propriedade e participar das políticas públicas do campo. É isso que vem acontecendo. Verificamos os resultados dos processos produtivos desde o beneficiamento ao acesso à comercialização, com cultivo de hortas orgânicas no processo de transição agroecológica”.

A Fundifran atua, especialmente com mulheres que trabalham com o beneficiamento de doces, a partir do aproveitamento de frutas do Cerrado e da Caatinga, vendidos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atua também com agricultores familiares que atuam na caprinocultura e bovinocultura de leite.

Helena Paula, coordenadora de Ater, do Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), que atua a partir da Chamada Pública Sustentabilidade, executada pela Bahiater, falou sobre as conquistas alcançadas pelos agricultores familiares após serem assistidos pela Ater:  "Com essa parceria, nossos agricultores familiares estão tendo a oportunidade de aumentar sua produtividade e diversidade de produtos, ter uma melhoria de vida não apenas financeira, como também social. Nós atendemos 720 agricultores familiares dos municípios de Vitória da Conquista, Cordeiros e Piripá, que atuam em uma diversidade muito grande, desde a criação de bovinos, caprinos, aves, feijão, milho, hortaliças e produção de biscoitos".