Data

Coordenadores da Superintendência Baiana de Assistência e Extensão Rural (Bahiater), no âmbito do Serviço Territorial em Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), participaram, nesta quarta-feira (27), de um Encontro de Avaliação e Planejamento sobre as ações do órgão para o ano de 2020.

A atividade integrou a programação técnica da 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até domingo (01), no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro 2019.

Célia Watanabe, superintendente da Bahiater/SDR, pontuou a importância do planejamento para  assegurar a oferta da assistência técnica e extensão rural (Ater) em toda Bahia: "Fizemos uma avaliação sobre o que desenvolvemos no ano de 2019, discutimos e alinhamos as novas estratégias da Secretaria de Desenvolvimento Rural, no âmbito de todas as ações que a Bahiater tem nos territórios. Iniciamos nosso encontro em conjunto com os executores da Ater por meio das Chamadas Públicas para reforçar a interação e essa complementaridade. Também fizemos vários diálogos a respeito da formação, da Parceria Mais Forte e das ações para o próximo período."

No evento, o diretor Operacional da Bahiater/SDR, Marcus Vinicius dos Santos, também afirmou a importância do planejamento para o próximo ano: "Fechamos um ciclo, nada melhor do que apresentarmos esses resultados para iniciarmos as apresentações de metas para 2020, nas quais priorizaremos, principalmente, os trabalhos de extensão rural junto aos agricultores familiares, onde já temos ações de grande atendimento, a exemplo da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) e do Garantia".

Marcelo Rocha, chefe de Departamento de Formação de Órgãos Colegiados da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da SDR, apresentou uma palestra sobre a importância da comunicação educativa na sociedade da informação e como usar as redes sociais por intermédio de uma rede educomunicativa para o controle social de políticas públicas: "Convidamos a Bahiater para participar da Rede Educom com vistas a atuar como fornecedores de informações sobre as suas políticas públicas de extensão rural e fazer chegar a um número maior de pessoas, usando as redes sociais".

Perspectivas 

Ivani Pereira Santos, coordenadora da Bahiater, no âmbito do Setaf Velho Chico, considerou o momento de avaliação fundamental para o bom andamento dos trabalhos: "É fundamental este encontro porque podemos avaliar os resultados do muito que já fizemos e as perspectivas do planejamento de nossas ações para 2020. Conseguimos, juntos, ver o que podemos fazer para ampliarmos as metas da oferta de assistência técnica e extensão rural junto com as parcerias de cada município".

"Nivelar nossas ações é muito importante para o êxito dos trabalhos que iremos realizar durante o ano. Isso não quer dizer que não faremos outras atividades que não estão no nosso planejamento mas, a partir dele,  você tem uma estrutura, uma dedicação  maior com aquilo que foi planejado de acordo com as necessidades de cada território", disse Aelson Almeida, coordenador da Bahiater no âmbito do Setaf Piemonte da Diamantina, situado em Jacobina.

Créditos
Mariana Miranda Bahiater/SDR
Fonte
Bahiater/SDR

Notícias Relacionadas

Redes Sociais