Data

Terminou na última sexta-feira, 26 de abril, a capacitação sobre Formação de preço para derivados da mandioca, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e pelo Centro de Formação e Organização Comunitária (CEFORC), entidade prestadora de assistência técnica executora do Projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), mulheres rurais dos municípios de Morro do Chápeu, Souto Soares e Seabra, Território Chapada Diamantina.

A iniciativa visa aprimorar os conhecimentos sobre produção e aproveitamento da mandioca, custos e técnicas de preço e comercialização para agricultoras familiares que já produzem mandioca. “Calcular o custo da produção, desde o plantio até a finalização do produto derivado, incluindo valor da mão-de-obra são alguns dos cálculos previstos na capacitação”, explica Carmem Miranda, coordenadora técnica da Bahiater.

Para a agricultora Taíse Alves Ribeiro, a permanente resistência da mulher na agricultura depende de políticas públicas que incentivem a inclusão e autonomia das agricultoras e, para isso, “é importante buscar melhoria na renda e garantir o aprendizado e a participação das mulheres em todo o processo, desde a produção até a venda, pois só assim terão o trabalho valorizado”, aponta Taíse, que também é Agente Comunitária Rural (ACR) do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), no município em Seabra.

Durante a formação, as mulheres participaram de uma roda de conversa sobre questões de gênero no cotidiano rural e sobre a produção de base agroecológica. As capacitações tiveram início no dia 24 de abril, no município de Seabra e abrangeu mulheres das associações Rural Prata de Baixo e da Unidas em Ação, das comunidades Riacho das Palmeiras e Rural de Laranjeira, respectivamente. No dia seguinte (25), a capacitação foi para agricultoras das associações Produzindo Esperança, de Morrinho Baixo e Renascer, de Matinha, comunidades localizadas no município de Souto Soares.

Créditos
Acervo Bahiater/SDR
Fonte
Bahiater/SDR
Mulheres participam de capacitação sobre formação de preço
Mulheres participam de capacitação sobre formação de preço
Mulheres participam de capacitação sobre formação de preço
Mulheres participam de capacitação sobre formação de preço

Notícias Relacionadas

Redes Sociais