Data

Encontro para discutir Indicação Geográfica do dendê e Desenvolvimento Territorial reuniu, na nesta terça-feira (09), no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) Baixo Sul, localizado no município de Valença, representantes do Núcleo Diretivo do Baixo Sul que compõem o Colegiado Territorial do Baixo Sul da Bahia (Codeter), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e técnicos da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Para Eduardo Azevedo, do núcleo executivo do Codeter, a Indicação Geográfica do dendê é uma das principais estratégias para o desenvolvimento da região e perpetuação desse produto: “O dendê corre o risco de perder as características, principalmente pela expansão urbana. A produção na região do Baixo Sul precisa ser preservada, pois contribui para a permanência dos agricultores familiares e ribeirinhos nas suas propriedades”.

Na ocasião foram discutidos os projetos e conceitos de Indicação Geográfica, no intuito de mobilizar representantes das organizações sociais do território para solicitar a indicação e, desta forma, preservar e agregar valor à produção na região.

“A denominação de origem é importante, visto que a produção de azeite de dendê na região possui particularidades e é produzido por produtores rurais locais, agregando valor ao produto”, pontuou Rafaela Bonfim, mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde, que teve a dissertação de Mestrado na área da produção do azeite de dendê em Valença.

Créditos
Acervo Bahiater
Fonte
Bahiater/SDR
Indicação geográfica - IG do dendê
Indicação geográfica - IG do dendê
Indicação geográfica - IG do dendê
Indicação geográfica - IG do dendê

Notícias Relacionadas

Redes Sociais