A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), prossegue com as ações do Plano Estadual de Formação dos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Formater). Neste módulo estão sendo abordados o Eixo – Sistema de Produção Agroecológica, com o tema Semeando a Transição Agroecológica e a Convivência com os Biomas.

Ao todo, serão realizados 12 módulos interterritoriais, com carga horária de 16 horas, envolvendo 450 técnicos e técnicas de todos os territórios que atuam na Bahiater, na Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR/SDR), nas prefeituras e nas organizações parceiras da SDR, para que possam interagir sobre diferentes aspectos e abordagens metodológicas vivenciadas em seu cotidiano.

Já foram realizadas oito turmas, desde o mês de abril deste ano, nos municípios de Vitória da Conquista, Cícero Dantas, Serrinha, Irecê, Valença, Barreiras, Feira de Santana e Bom Jesus da Lapa, abrangendo, até o momento, 18 Territórios de Identidade e 260 profissionais que prestam atendimento às famílias. As próximas turmas acontecerão, no mês de junho, nos municípios de Itabuna, Juazeiro, Camaçari e Brumado.

A formação continuada para os agentes de ATER visa consolidar uma assistência técnica sistemática, condizente com o atendimento das demandas da agricultura familiar. Neste módulo do Formater, a abordagem pontua os benefícios sociais, econômicos e ambientais da prática e da visão agroecológica para as famílias agricultoras.

Metodologia

O curso é composto por aulas teóricas e práticas, inclui palestras, exposições e debates que contextualizam a produção agroecológica e a segurança alimentar. Indicam como os técnicos devem fomentar práticas condizentes com a visão nas propriedades rurais e como os agricultores podem acessar as políticas públicas que incentivam o cultivo de alimentos saudáveis.

A parte prática é realizada por meio das caminhadas pedagógicas, visitas às experiências exitosas de agricultores familiares que já produzem ou estão em fase de transição agroecológica.

DATER/BAHIATER
Taciana Teles/BAHIATER