A IVª Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária, com o tema Grandes oportunidades brotam em pequenos negócios, realizada na Praça Marechal Deodoro, município de Bom Jesus da Lapa, que seguiu até este domingo, 1º de outubro, com uma programação diversificada e atrativa, que apresenta ao público o potencial produtivo do Território de Identidade Velho Chico.

O objetivo da feira é incentivar e estimular a agricultura familiar, além de proporcionar oportunidades de mercado e crescimento econômico desse segmento que se consolida como uma das atividades econômicas prioritárias da região, formada, em sua maioria, pelo meio rural.

O secretario da SDR, Jerônimo Rodrigues, prestigiou o evento e participou da abertura oficial realizada na noite de sexta-feira (29). Na oportunidade, foi assinado um convênio de mais de R$100 mil para apoiar a cadeia produtiva da Piscicultura: “Eventos como este, demonstram que a força desse Território vai além da produção de energia solar. Nesta feira é possível ver de perto a qualidade dos produtos da agricultura familiar, o sabor requintado das iguarias e a apresentação elegante, de produtos de qualidade, com rótulo e valor agregado”.

Ieda Francisca dos Santos, integrante da Associação dos Moradores do Jenipapo e Batata, do município de Serra do Ramalho, entidade conveniada, disse que “esse investimento vai ajudar a gente a melhorar a vida e ter mais produção”.

Mel é o protagonista
Ivani Santos, técnica Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), que atua no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Território Velho Chico, informou que o protagonista da IVª Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária é o mel.
“Nós temos aqui uma diversidade de produtos, mas o destaque mesmo é o mel, em especial, o Mel Velho Chico, da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Copamesf), que no ano passado foi considerado o melhor mel da Bahia”. Ivani também lembrou que “tem também as balinhas de mel produzidas pela Associação de Pequenos Produtores Rurais de Agrovila 5 (Apprag 5), do município de Serra do Ramalho, que foi exposta na cidade de Joanesburgo na Saitex 2017 - Feira Internacional da África do Sul”.

O evento conta com o apoio da SDR e tem uma estrutura de 45 barracas, para os expositores da Vila da Agricultura Familiar, além de estandes do SETAF Território Velho Chico, e das secretariais municipais, que oferecem diversos serviços ao público, a exemplo do Ponto cidadão, Serviços de Assistência social e de Saúde, além da realização de cursos e palestras. Há ainda um espaço de discussão e articulação das políticas públicas voltadas ao meio rural.

Elisabete Costa, diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR) pontuou que a Feira ajuda a fomentar a economia local e do território, com a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar: “É possível também termos momentos de interação social, cultural, formação e valorização das potencialidades locais”.

Equipe e presenças
A iniciativa, que é realizada pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, por meio da Secretaria de Agricultura, conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Bahiater e dos técnicos da SDR que atuam no SETAF do Território Velho Chico, e participaram também do processo de organização da feira.

Prestigiaram a noite da abertura oficial da IVª Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o prefeito Eures Ribeiro e o secretário municipal, Aiala, ambos do município de Bom Jesus da Lapa. Quem também marcou presença foi o prefeito Ítalo Rodrigo e o secretário de Agricultura do município de Serra do Ramalho. Agricultores familiares e autoridades da região também estiveram no evento.

ASCOM/SDR
ASCOM/SDR