Data

O secretário de Desenvolvimento Rural assinou, na manhã desta quarta-feira (22), a portaria que institui o Grupo de Trabalho de Mulheres da SDR, formado por representantes das superintendências, coordenações estratégicas e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à secretaria.

A valorização da agricultura familiar passa pela afirmação do valor que as mulheres representam para essa política, para suas propriedades, comunidades e, principalmente, suas colaborações para geração de renda e combate à fome em nosso Estado.

O GT surge com o objetivo de pensar, articular e propor ações e políticas que fortalecem a luta pela valorização da agricultura familiar, transformando as relações sociais de gênero no campo. “As mulheres são protagonistas no desenvolvimento rural. Sem a valorização do trabalho das mulheres não se desenvolve uma política de desenvolvimento rural plenamente”, ressalta o secretário Osni Cardoso.

Raimunda Santos, uma das representantes do Grupo de Trabalho de Mulheres da SDR, explica que “o nosso intuito é contribuir e sermos vozes ativas por meio de representações das servidoras mulheres no debate de gênero no âmbito rural, buscando uma construção coletiva com as mulheres do campo, tendo autonomia e visibilidade para debater e propor uma política de gênero na SDR”.

O evento contou com a participação da secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo; da representante do MOC no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia, Gisleide Carneiro; das representantes das Voluntárias Sociais da Bahia, Louise Velloso e Priscilla Oliveira; e da poetisa Rosana Paulo, que fez uma intervenção cultural. 

Em sua fala, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres ressalta a importância da SDR ter um núcleo e uma coordenação para pensar e construir políticas públicas específicas de gênero. “Sabemos do papel que nós mulheres cumprimos na agricultura. 80% das unidades produtivas têm uma participação da mão de obra feminina. É importante a construção de políticas transversais, tendo um olhar e debate estratégicos para as mulheres e suas contribuições no fortalecimento da agricultura familiar”.

ENTREGA DE TÍTULOS DE TERRA

Durante o evento começaram a ser entregues os Títulos de Propriedade Rural do Projeto “Bahia Mais Forte, Terra Legal”, para mulheres agricultoras dos 27 territórios de identidade da Bahia.  Luíza Santos e Gilza Silva, da comunidade Lagoa Seca, em Camaçari, foram duas das beneficiadas. Ao todo, são 462 títulos entregues em benefício das mulheres rurais da Bahia.

O Secretário Osni Cardoso observa que o cenário agora é diferente. “Estamos ampliando o número de mulheres que são proprietárias de suas terras, podendo movimentar suas produções, garantido a essas mulheres autonomia nas políticas de organização produtiva, de comercialização e de desenvolvimento rural”, conclui.

Acompanhe a SDR nas redes: FacebookTwitter, e Instagram.

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023
GT Mulheres da SDR Março Mulher 2023

Notícias Relacionadas