Emoção foi o sentimento que marcou o Encontro de Mulheres Rurais do Território Irecê, que se encerrou nesta sexta-feira (31), no Povoado do Rio Verde I, em Itaguaçú da Bahia. Com o tema "Fazendo e Refazendo Histórias", o evento aconteceu em dois dias e homenageou a agricultora e sindicalista Maria dos Prazeres Alves Souza.

O Encontro foi uma iniciativa da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Itaguaçú da Bahia. Participaram pescadoras, quilombolas, assentadas de reforma agrária e crédito fundiário, mulheres da educação, mulheres do Movimento Negro Unificado e do grupo Raízes do Sertão, que integram o Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres do Colegiado do Território Irecê.

“O encontro em Irecê foi excelente. O GT de Mulheres, o Sindicato, o Polo Sindical e todas as organizações envolvidas se empenharam muito e conseguiram mobilizar e reunir mais de 130 mulheres de 20 municípios do território. Elas discutiram temas relevantes, como direitos previdenciários, caderneta agroecológica, o enfrentamento à violência contra a mulher e a Marcha das Margaridas. Foi um momento de partilha e de grande energização para todas", destaca Carmem Miranda, Coordenadora Técnica da Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (DIS) da Bahiater e integrante do GT de Mulheres.

De acordo com Carmem, o #MarçoMulher foi encerrado com êxito, e as Margaridas em Marcha fizeram uma caminhada que marcou todo o evento. O Encontro contou ainda com a participação e colaboração da Seplan, Secult, Sepromi, Delegacia de Mulheres de Irecê, FETAG, escolas estaduais de Xique-Xique e Secretarias Municipais de Agricultura, prefeituras e Câmaras de Vereadores.

Encontro Territorial Mulheres Rurais - Irecê - 2023