O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) aprovou, na última reunião que aconteceu dia 13 desse mês de junho, o regimento interno da Câmara Técnica Estadual de Juventude Rural (CTEJR), durante a 71ª Reunião Ordinária do Conselho. A Câmara é um órgão colegiado consultivo, aprovado em 2019 pelo Conselho, e tem como finalidade assessorá-lo nos temas relacionados à juventude do campo.

Agora, com a aprovação do regimento, a CTEJR, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), está habilitada a propor, acompanhar e analisar o desenvolvimento e execução de políticas públicas específicas para a juventude rural.

“Bem como debater, propor, acompanhar e analisar o debate da sucessão rural, respeitando as particularidades que este público apresenta”, afirma a coordenadora da Câmara Técnica, Kécia Rios, que é também coordenadora técnica da Bahiater. A Câmara fica também responsável por pautar o plenário do CEDRS com temas relacionados aos jovens do campo, assim como informar suas atividades e resultados, por meio de relatórios periódicos, entre outras ações.

Reunião

Além da aprovação do regimento interno da Câmara Técnica Estadual de Juventude Rural, a 71ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, com a Bahiater representada pela Diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Marise Caribé, ainda promoveu diálogos e planejamento para fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural na Bahia. Na ocasião, foram apresentados balanços de ações da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foram renovados o credenciamento e recredenciamento de ATER para Agroindústrias Familiares.

Câmara Técnica

A CTEJR é composta por 16 membros de órgãos governamentais, 17 membros de entidades da sociedade civil e três membros de instituições públicas de ensino superior, com igual número de suplentes. Esses órgãos e entidades indicam os representantes e respectivos suplentes para composição da Câmara Técnica. As decisões da Câmara são tomadas por maioria simples dos votos dos seus membros em reunião.

Fotos dos jovens: FETAG-BA (https://ww2.contag.org.br/fetag-ba-realiza-encontro-estadual-da-juventude-rural-da-bahia-20230303)

FETAG-BA
FETAG-BA realiza Encontro Estadual da Juventude Rural da Bahia-mar2023-01