O VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais teve início, nesta quarta-feira (14), com o tema ‘Mulheres Rurais: Tecendo Políticas Públicas Integradas em Rede’. O evento, realizado no auditório do Colégio Thales de Azevedo, integra a programação técnica da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque Costa Azul, na Orla Marítima de Salvador, até este domingo (18).

Para o titular da SDR, Jeandro Ribeiro, o encontro é um momento para fazer um balanço das políticas públicas executadas a partir de demandas qualificadas que foram colocadas na pauta da SDR e prospectar avanços. “As mulheres representam mais de 50% do público beneficiário das nossas ações, seja dos editais do Bahia Produtiva, seja do Pró-Semiárido ou da assistência técnica e extensão rural. É obrigatório, está nos editais, nos contratos, essa execução compartilhada introduzindo a agricultura familiar como prioridade e, nela, a mulher liderando o processo de transformação de vidas. O que a gente escuta nesse encontro vai nos forjar para que a gente possa aumentar ainda mais o leque de opções dessas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar”.

De acordo com Camilla Batista, gestora da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA/SDR), essa é uma oportunidade para aprofundar o debate. “O principal objetivo do encontro foi trazer as mulheres para debater as políticas públicas desenvolvidas pelos governos estadual e federal, e a ideia é sair com propostas para o próximo período. Então, é a oportunidade para aprofundar esse debate com as oficinas por eixos temáticos e uma mesa final com gestores, inclusive que vão assumir funções no futuro Governo Federal”.

A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, ressaltou a necessidade de avançar ainda mais nas políticas públicas para as mulheres. “A gente sabe a importância da assistência técnica e extensão rural, do impulsionamento aos arranjos produtivos, a segurança. Precisamos dar um passo além. A autonomia é também uma forma de combater a violência contra a mulher. Elas são a maioria como chefes de família e ainda assim estão morrendo. Essa parceria com a SDR tem sido muito importante para a SPM, são políticas integradas, e muito tem a ver com a disposição da equipe da SDR para que, assim como no Minha Casa, Minha Vida, as terras estejam em posse das mulheres”.

O VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais

O evento, que segue nesta quinta-feira (15), com oficinas de eixos temáticos, a partir das 8h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX) e Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), com as participações da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“Esse é um momento muito importante, com expectativas de mais políticas para nós, mulheres do campo, para fomentar mais a nossa agricultura familiar”, avalia a agricultora Marilza Pereira, de Itaguaçu da Bahia, no território de identidade Irecê. Para Eluena Maria, indígena Pataxó de Coroa Vermelha, situada no município de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, o encontro fortalece a causa da mulher. “É importante para o nosso crescimento e o fortalecimento e acho que agora é hora de as coisas práticas acontecerem. Vamos ter as nossas vozes e representantes também”.

Encontro de Mulheres Rurais Febafes 2022