O Água para Todos, programa executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu, nesta quinta-feira (24), visitas a experiências exitosas de água para produção e dessedentação animal, em comunidades rurais no município de Riachão do Jacuípe. A ação é parte da Formação promovida pelo programa Água para Todos em Procedimentos Técnicos para Projetos de Captação e Armazenamento de Água de Chuva e Dessedentação Animal, destinada a técnicos do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), de todos os Territórios de Identidade do estado da Bahia. Uma das propriedades visitadas foi a do agricultor familiar, Eduardo dos Santos, da comunidade de Barreiros, onde existe um sistema de agrofloresta e permacultura, baseado no princípio agroecológico. São 55 tarefas de terra com tecnologias hídricas, entre elas barreiro trincheira, barreiro, barragem subterrânea, cisterna de consumo e de produção. Por meio da CAR, em parceria com o Ministério da Integração (MI), será instalado no local um barreiro: “A expectativa é muito grande. Nós brigamos muito por água, pois sabemos da dificuldade que o semiárido tem. O barreiro vai no ajudar na captação de água para animais e para nossas famílias, transformando a vida de toda a comunidade e proporcionando oportunidades de produção. São com ações como essa que nós faremos a transformação do semiárido”, afirmou o agricultor familiar Eduardo dos Santos. O técnico do Setaf de Jacobina, Olaf Nunes, afirmou que a visita foi motivadora: “O agricultor quer ganhar dinheiro em sua terra e o sertão é apaixonante, mas é preciso o mínimo de água para sobreviver. Nos motiva ver o investimento acontecendo e os recursos sendo aplicados. Retorno ao meu regional feliz e vou transmitir aos meus colegas a felicidade que o Governo está levando para o sertão e o exemplo de luta desse agricultor”. A formação é voltada para dois convênios do programa Água para Todos, um deles executado em parceria com o Ministério da Integração, para a construção de 300 barreiros em 50 municípios do semiárido baiano, e o outro, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, para a execução, também por meio da CAR, de barreiros trincheiras, com capacidade de armazenamento de 500 metros cúbicos de água e cisternas calçadão, com capacidade de armazenar 52 mil litros de água.

ASCOM/SDR
ASCOM/SDR