Data

Mais um Projeto de Vendas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi elaborado e entregue, nesta semana, pela equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), sediado em Bom Jesus da Lapa, no Território de Identidade Velho Chico.

Dessa vez foi a Associação de Mulheres Campesinas de Serra do Ramalho, que passa a ter a possibilidade de participar do Edital 002/2021, da Chamada Púbica de Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e Empreendimento Familiar Rural, que tem recursos da ordem de R$ 262,2 mil, direcionado ao PNAE do município de Serra do Ramalho. Com a finalização do processo licitatório, serão montadas cestas para a distribuição às famílias dos alunos do município.

Ivani Santos, coordenadora da Bahiater no Território de Identidade Velho Chico, afirmou que é uma satisfação muito grande poder contribuir, por meio da assistência técnica e extensão rural (Ater), para a inserção dos grupos, principalmente de mulheres, nas políticas públicas, que buscam promover o fortalecimento da agricultura familiar, com comercialização da produção, contribuindo com a economia local: “Este é nosso papel de gestora e extensionista da Bahiater no Território Velho Chico. Esse projeto tem um valor significativo, pois após um resultado positivo, trará motivação e impacto às vidas das famílias envolvidas, além da autonomia das mulheres, que é conquistada a cada participação nesses projetos”.

Francisca Luiza Guedes, liderança da Associação de Mulheres Campesinas de Serra do Ramalho, destacou a importância do apoio técnico da Bahiater na elaboração desses projetos, que possibilita o acesso da associação a políticas públicas importantes como a do PNAE: “Sempre temos esse apoio, que é de grande importância para nós mulheres, contar com pessoas que entendem a nossa luta. Que os agricultores se fortaleçam e não desanimem. Essa proposta do PNAE é muito significativa e vai gerar emprego e renda para as famílias do município, para que nós nos fortaleçamos cada vez mais, para alcançar nossos objetivos. Nos sentimos muito orgulhosas e empoderadas, de estar contribuindo  com a alimentação saudável para as famílias do município e da região”

Ivani acrescenta ainda a importância de lideranças comunitárias como Francisca, sempre em busca de propor e debater ações que venham trazer inclusão social, geração de emprego e renda diretamente para as famílias da comunidade, sempre com a preocupação de produzir agroecologicamente: “Tenho orgulho de ter a oportunidade de fazer parte da história deste grupo. Dona Chica, como é conhecida, é gente que faz a transformação. E como ela diz: neste período de pandemia ficamos em casa, mas não ficamos paradas”.

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho
PNAE-Serra do Ramalho

Notícias Relacionadas