Data

Despertar para o Turismo Rural na Mata Atlântica foi o tema apresentado no encontro do Diálogos de Ater, desta quinta-feira (08), pelo engenheiro agrônomo, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Quintino Reis de Araújo. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal SDRBahia, no Youtube.

Quintino Reis de Araújo, que trabalha na divulgação das possibilidades econômicas de atividades como o Turismo Rural na Mata Atlântica, para agricultores da região, destacou a importância da preservação dos aspectos ambientais e falou das experiências que podem ser exploradas nesse bioma: “Nós, da Mata Atlântica, temos uma riqueza e um potencial de recursos ambientais, culturais e sociais, que não estamos sabendo, devidamente, mostrar para o mundo, apesar de todos os trabalhos já feitos. Então é preciso que intensifiquemos mais isso”.

Durante o encontro, foi apresentada uma diversidade de possibilidades de se trabalhar, de forma sustentável, o turismo rural na Mata Atlântica. Dentre as possíveis áreas estão o artesanato, a gastronomia, fotografia, cultura, saúde, tradição, espiritualidade, lazer, pescaria, microbiologia, religiosidade, grutas, cachoeiras, trocas de experiências, bicicleta, geologia, atividade física e esportes. 

O Diálogos de Ater é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex). O público, que participou ao vivo, teve a oportunidade de interagir e tirar dúvidas durante o encontro. A mediação ficou por conta da coordenadora técnica da Bahiater, Marise Caribé. 

Esse e outros encontros do Diálogos de Ater estão disponíveis no canal SDRBahia, no Youtube. Os interessados podem também fazer o download do livro ‘Turismo no Espaço Rural – Trilha Interpretativa da Agricultura Familiar no Rio do Engenho’, do professor Quintino Reis de Araújo, no site da Bahiater/SDR, no link: https://bit.ly/3k59ieC.

O Diálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.    

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
Turismo Rural
Turismo Rural
Turismo Rural
Turismo Rural
Turismo Rural
Turismo Rural

Notícias Relacionadas