Data

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), está promovendo uma série de apresentações nos Territórios de Identidade do Estado sobre a Chamada Pública 001/2022 - ATER Biomas, que objetiva atender 38.880 famílias agricultoras, inseridas nos três biomas da Bahia: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. No Litoral Sul, uma das apresentações aconteceu nesta terça-feira (28), junto à entidade parceira Cooperativa dos Assentados da Reforma Agrária e Agricultores Familiares do Estado da Bahia (Coopafeba), no Assentamento Terra de Santa Cruz, no município de Santa Luzia.

Por meio do ATER Biomas, a Coopafeba prestará serviços de ATER a 540 famílias localizadas nos municípios de Ilhéus, Una e Santa Luzia. Conforme o titular da Bahiater, Lanns Almeida, esta é a maior Chamada Pública de Extensão Rural do Brasil. "O ATER Biomas é a maior Chamada Pública do Brasil e tem como essência a promoção de desenvolvimento rural, sustentável e da produção de alimentos saudáveis nas unidades produtivas familiares nos biomas da Bahia”, explicou o Superintendente Lanns Almeida.

“Vamos trabalhar o tripé: ATER, produção e comercialização, pelo qual o governo do estado está fortalecendo a agricultura familiar através da Bahiater e da SDR, buscando inserir o homem e a mulher do campo para que tenham uma qualidade de vida melhor. O ATER Biomas vai trazer uma renda e o desenvolvimento rural sustentável, onde as famílias possam ter uma alimentação de qualidade e comercializar alimentos bons, de um sistema agroecológico, melhorando sua produção. E o bom desse projeto é que é uma grande oportunidade para os jovens se inserirem também na área da educação”, contou Zenilton Rosa, presidente da Coopafeba.

De acordo com o agricultor Ariomar Oliveira, do Projeto de Assentamento (PA) Sossego I, no município de Santa Luzia, o desejo das famílias que fazem parte do PA é de melhorar sua produção agrícola. “Somos cerca de 96 agricultores e estamos torcendo muito positivamente para que o ATER Biomas venha a fortalecer o nosso assentamento e os nossos agricultores, onde produzimos cacau, café, pimenta do reino, piaçava, aipim, coco, horticultura. Queremos melhorar a produção, principalmente, do cacau e da pimenta do reino. Somos gratos ao governo do estado, à Bahiater e à SDR por esse apoio”, destacou Ariomar.

Para a agricultora Gilvaneide de Jesus, da Associação Terra Prometida, também em Santa Luzia, a prioridade é melhorar a comercialização. “Somos 23 famílias associadas e produzimos cacau, banana, mandioca, café, hortaliças e várias outras coisas. Esperamos com o ATER Biomas que a gente melhore, porque tivemos muita perda de mercadoria. Esse ‘programa’ chegou na hora certa”, pontuou.

Créditos
Bahiater/SDR
Fonte
Bahiater/SDR
Edital ATER Biomas - Litoral Sul
Edital ATER Biomas - Litoral Sul

Notícias Relacionadas