O Diálogos de Ater, desta quinta-feira (09), apresentou o tema ‘Comunidade Quilombola Monte Recôncavo: Ruralidades e Tradições’. O encontro teve transmissão ao vivo pelo canal SDRBahia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), no YouTube, onde são disponibilizados todos os conteúdos formativos e informativos da SDR e suas unidades.

O evento contou com as participações do professor Rubens dos Santos Celestino, pedagogo pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com Licenciaturas em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Plena em História pela Faculdade de Ciências da Bahia e Mestre em Artes pela UFBA, e da professora Roseane Medeiros da Silva, graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduanda em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e cursando Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Mediado pela coordenadora técnica da Bahiater, Carmem Alves, o encontro trouxe para o diálogo entre os participantes a experiência da Comunidade Monte Recôncavo, que está localizada no município de São Francisco do Conde e segue na luta pela garantia de direitos e de reconhecimento. Foram apresentados ainda desafios que a comunidade ainda precisa superar e uma das principais fontes de renda, que é a produção de dendê artesanal, para atender encomendas.

12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Durante o encontro foi feito um convite para a participação do público nas atividades da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que inicia com a programação virtual, na próxima segunda-feira (13/12) com o VI Encontro de Mulheres Rurais, entre outros eventos. Nesta 12ª edição, a Feira terá a parte presencial, de 15 a 19 de dezembro, em um espaço novo, no Parque Costa Azul, em uma área aberta, bem localizada, e com estrutura para receber toda a família.

Sobre o Encontro

Diálogos de Ater é uma iniciativa da SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex). Os encontros acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.

Ascom/SDR
Diálogos de Ater-Comunidade Monte Recôncavo-Rubens Celestino