Agricultores e agricultoras familiares e feirantes do município de Muniz Ferreira participaram, nesta quarta-feira (25), da Oficina sobre o Selo de Identificação dos Produtos da Agricultura Familiar – SIPAF/BA e sua importância para a agricultura familiar.

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), que atua no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF/ Recôncavo) e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Associação Produtos da Terra de Muniz Ferreira (Protemuf) e o Centro Público de Economia Solidária (CESOL). A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores de Muniz Ferreira.

O agricultor familiar da localidade de Fazenda Sete Brejos, em Muniz Ferreira, Jairo Soares Ribeiro, que produz e comercializa derivados da cana-de-açúcar como o açúcar mascavo e o melado de cana, falou da expectativa de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na oficina: “Foi muito gratificante o encontro, porque ajudará a nós que somos do rural e estamos começando agora. Espero que o projeto tenha continuidade e que corra tudo bem”.

A Associação Protemuf vem trabalhando há um ano na organização da feira livre do município de Muniz Ferreira, com o objetivo de proporcionar aos agricultores e agricultoras familiares um espaço onde pudessem comercializar seus produtos.

“Para expandir as possibilidades de expansão e organização da feira, a Bahiater/SDR, em parceria com o CESOL e a Protemuf, organizarem um treinamento sobre o SIPAF, ministrado em parceria com a Suaf/SDR. Isso vai possibilitar a aquisição do Selo de Identificação da Agricultura Familiar”, subcoordenadora da Bahiater no SETAF Recôncavo, Celia Tavares.

No encontro, o CESOL orientou sobre as embalagens adequadas e a apresentação dos produtos, para a obtenção do selo, entre outras orientações.

Muniz Ferreira