Data

Mulheres rurais e da cidade se reúnem nesta segunda e terça-feira, 29 e 30 de abril, em Muritiba, no Encontro de Mulheres do Território Recôncavo. O evento está sendo realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e Ambiental (IDRAM) e Instituto Agrovida – parceiras da Bahiater na execução das políticas públicas de ATER.  

Com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Câmara Técnica de Mulheres do Codeter Recôncavo, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Muritiba e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o evento tem como tema “Mulheres rurais em ação: empoderamento e transformação!”.  

Os Encontros de Mulheres estão acontecendo em diversos Territórios de Identidade da Bahia. Na oportunidade, elas debatem a garantia, a ampliação e o acesso às políticas públicas para mulheres rurais e contribuem para as conquistas por direitos sociais, equidade, acesso à política e autonomia.  

“Estamos fazendo um debate sobre a participação das mulheres nos programas, no empoderamento político, na inclusão socioprodutiva, na autonomia econômica das mulheres. Um encontro importantíssimo para as mulheres rurais do recôncavo baiano, e a SPM está nessa parceria, fortalecendo essa construção”, ressalta a titular da SPM, Elisângela Araújo. 

“Um encontro que está abrigando mulheres de todo o território, discutindo pautas significativas, como empoderamento feminino, desigualdade social, políticas públicas importantes para a agricultura familiar e para as mulheres como célula da agricultura familiar, comercialização, assistência técnica e extensão rural. Uma série de políticas que possam colaborar com as mulheres rurais do território”, acrescenta a Diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahiater, Marise Caribé. 

Para a agricultora Ericleide, do Assentamento Nova Suíça, em Santo Amaro, o encontro é um momento de aprendizado. “A atividade, além de ser um momento de encontro, de planejamento, é também de apresentação de projetos, editais, para que nossas comunidades possam se organizar e apresentar os seus produtos. É muito importante a questão do investimento, para que a mulherada consiga se organizar, produzir e escoar, o que é uma dificuldade. Estar aqui hoje é importante, um momento de aprendizado para a gente poder transmitir conhecimento para nossa comunidade”, destaca. 

ATER para mulheres

Na Bahia, são milhares as mulheres à frente dos empreendimentos rurais, levando sustentabilidade para o próprio lar. Para inspirar essas mulheres a continuarem prosperando e sonhando com um futuro cada vez melhor, o Governo do Estado, por meio da Bahiater, realiza inúmeras ações de ATER voltadas a essas famílias chefiadas por agricultoras familiares.  

São formações continuadas em diferentes sistemas produtivos, como cursos de poda, adubação, agroecologia, autogestão por meio da Caderneta Agroecológica, além de intercâmbios e muitas outras ações voltadas à inclusão socioprodutiva dessas agricultoras. Somente o edital ATER Mulheres Rurais, em fase de conclusão, acompanhou 5,4 mil agricultoras ao longo de três anos em 11 territórios baianos. Foram mais de R$ 25,5 milhões investidos em ATER por meio do edital. 
 

Créditos
Ane Novo
Fonte
Bahiater/SDR/GOVBA
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo
Encontro de Mulheres do Território Recôncavo

Notícias Relacionadas

Redes Sociais