A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) promovem, na próxima terça-feira, (18) o Dia de Campo: Prevenção e Controle da Monilíase do Cacaueiro. A atividade acontecerá na Comunidade da Ruinha, município de Camamu, no Território Baixo Sul, com início às 8h. Ainda na programação, a realização do Encontro Técnico Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro: Desafios e Perspectivas, às 8h do dia 19.

Com o apoio do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP) e da prefeitura municipal de Camamu, o evento terá como objetivo ajudar os agricultores e as agricultoras familiares, técnicos, entidades parceiras de ATER, gestores de propriedades e de prefeituras na identificação dos sintomas, prevenção e controle da doença. O problema já atinge cultivos de cacau e cupuaçu no norte do país.

Na palestra da engenheira agrônoma Catarina Cotrim, fiscal estadual da ADAB e coordenadora do Projeto Fitossanitário de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro no estado da Bahia, serão apresentados o agente causal, os hospedeiros, ciclo de vida, sintomatologia, diferenciação de outras pragas e como evitar a disseminação. E na palestra da Coordenadora Técnica de Agroecologia da Bahiater, Ana Cristina Santos, será abordado o papel da ATER junto à defesa na prevenção da doença.

Serviço:

Dia de Campo: Prevenção e Controle da Monilíase do Cacaueiro

Data: 18 de abril de 2023

Local: Comunidade da Ruinha – Camamu – Território Baixo Sul

Encontro Técnico Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro: Desafios e Perspectivas

Data: 19 de abril de 2023

Local: Biblioteca  do Colégio Estadual Luis Rogério de Souza – Camamu – Território Baixo Sul

Realização: Bahiater/SDR e ADAB

Parcerias: SASOP e Prefeitura de Camamu