Data

A Bahia concentra maior número de agricultores (as) familiares entre os estados brasileiros. Dos 417 municípios baianos, 369 possuem menos de 50 mil habitantes, dos quais, 240 municípios possuem menos de 20 mil habitantes. Considerando a configuração da economia local, é evidente tratar-se de uma Bahia Rural, cada vez mais demandante de políticas públicas, em especial, de assistência técnica e extensão rural (ATER) continuada e qualificada.

Um rural dinâmico, com vida, pressupõe processos de articulação das políticas públicas que combinem produção de alimentos saudáveis com geração trabalho e renda na base da agricultura familiar. Essa concepção determina o marco legal da agricultura familiar (Lei 11.326/2006) que delimita critérios de enquadramento e especificidades de seus sujeitos. Diversas políticas públicas e programas foram criados, outras reformuladas para qualificação do atendimento de agricultores e agricultoras familiares.

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – BAHIATER nasce, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a missão de promover a gestão e execução de políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural, especialmente as que contribuam para a ampliação dos níveis organizativos dos (as) agricultores (as) familiares bem como para a elevação da produção e da produtividade, na perspectiva da transição agroecológica, visando garantir autonomia econômica e qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares. A BAHIATER/SDR inaugura um modelo inovador, combinando diferentes modalidades de atendimento, desde a ATER direta, passando pelas parcerias e articulações para atender programas como Bahia Produtiva e Pró Semiárido, ente outras.

Os Caminhos de ATER ainda a serem trilhados evidenciam uma série de desafios, desde a ampliação do número de famílias atendidas, mais parcerias consolidadas, sistema estadual de ATER estruturado, até a repartição de competências entre entes federados para o financiamento dessa importante política pública.  

Para pensar o futuro, é imprescindível colocar em cena as lições diárias apreendidas nesses quatro anos demarcados pela combinação de diferentes abordagens para a oferta de ATER. Por assim pensar, a BAHIATER se propõe, através dessa publicação, visibilizar suas experiências com a finalidade de estimular o debate sobre a ATER que queremos.

Conheça aqui a Revista CAMINHOS DE ATER, uma publicação da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - BAHIATER, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR: https://bit.ly/2CAXIBO

 

Visite nosso FLICKR e veja as fotos das experiências visitadas por nossos técnicos para a publicação: https://www.flickr.com/people/152332021@N02/

Créditos
ASCOM/SDR
Fonte
NISB/BAHIATER/SDR
Caminhos de ATER: Quilombo do Barroso
Caminhos de ATER: Quilombo do Barroso
Caminhos de ATER: Mulheres de Santanópolis
Caminhos de ATER: Mulheres de Santanópolis
Caminhos de ATER: Teolândia
Caminhos de ATER: Teolândia

Notícias Relacionadas