Data

SDR apoia II Edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Riacho de Santana

Oferta de alimentos saudáveis, a exemplo de frutas, verduras, hortaliças e derivados sem agrotóxicos ou conservantes, comercialização de artesanato, oficinas temáticas e apresentações culturais, toda essa programação pode ser conferida a partir desta sexta-feira (28) até domingo (30), no Parque das Mangueiras, durante a II Feira Regional da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, no município Riacho de Santana, Território Velho Chico. 

O evento conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). 

“Nessa edição, temos a participação de 10 municípios, de três territórios: Velho Chico, Sertão Produtivo e Bacia do Rio Grande. São 40 associações com barracas de feira de diversos movimentos, sendo eles quilombolas, mulheres, sindicatos dos trabalhadores rurais e a federação estadual de associações da agricultura familiar”, informou a diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercado, da Suaf, Elisabete Costa,

Costa também lembrou que os visitantes irão encontrar uma variedade de produtos que mostram o potencial produtivo da agricultura familiar na região: “Lá é possível adquirir rapadura, melaço de cana, mel de abelha, sequilhos, bolo, beiju, doces de frutas, geleias, sucos e artesanatos. A comercialização desses produtos contribui para geração de renda que ajuda no sustento das famílias”, ressaltou.

A coordenadora do movimento regional de mulheres camponesas, Antônia Rodrigues, disse que com a feira há também um intercâmbio entre as mulheres de vários municípios: “teremos representações de Pindaí, Brumado, Caetité, Serra do Ramalho, Santa Maria da Vitória, Anápolis, Palma de Monte Alto, Barreiras, ente outros. Aqui a gente tem a oportunidade de divulgar nossos produtos in natura e processados”.

Já o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar em Riacho de Santana, Manoel Rodrigues Mora, destacou que “esse evento é uma forma de valorizar nossa agricultura familiar, tão importante para todos os segmentos da nossa sociedade, além de ser uma forma de expor e mostrar nossos produtos”.

Créditos
SDR
Fonte
ASCOM/SDR

Notícias Relacionadas