Governo do Estado leva agricultura familiar baiana para intercâmbio em Portugal

Data

Representantes da agricultura familiar baiana desembarcaram em Portugal para um intercâmbio em experiências agrícolas na região de Porto-Gaia. A missão técnica, proporcionada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já visitou experiências de cooperativas baseadas na agroecologia e no comércio justo na culinária portuguesa e na produção de uvas e vinhos. 

De acordo com José Silva, diretor de Inovação e Sustentabilidade (DIS) da Bahiater, o intercâmbio tem como objetivo a troca de conhecimentos entre a agricultura familiar baiana e a portuguesa. “Estamos realizando várias visitas a experiências na região portuária do país, uma região extremamente estratégica, porta de entrada para a Europa. Visitamos o mercado, famílias produtoras de vinho, vinícolas, experiências fantásticas na área gastronômica e ainda temos muito a conhecer, nessa troca de vivências que o Governo do Estado está proporcionando entre a agricultura familiar da Bahia e de Portugal”. 

Para Aline Silva, representante da Cooperativa de Jovens e Mulheres (Coomafs), no município de Jacobina, o intercâmbio tem proporcionado troca de conhecimentos. “Tivemos uma experiência no Cor de Tangerina, um restaurante onde o chef falou da sua experiência enquanto cooperativa, agroecologia, de trabalhar de forma sustentável a valorização do produto, da matéria-prima que é usada e de valorização da agricultura familiar”. 

Brasil Origem Week Portugal 

Nesta quinta-feira (6), a missão passa a representar a Bahia no Brasil Origem Week Portugal, que acontecerá até dia 9 no WOW, no coração histórico de Vila Nova de Gaia, e contará com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar baiana e programação técnica. O grupo baiano conta com representantes de diversas instituições, como Bahiater, Biofábrica da Bahia, Coomafs, Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e Ambiental (IDRAM), Cooperativa Regional da Agricultura Familiar Agroecológica do Entorno do Descobrimento (CAFAED), Teia dos Povos, Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Território do Sisal (Coopsisal), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Rede Cooperacaju e União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Bahia).

Fotos: Bianca Almeida/BAHIATER

Créditos
Fotos: Bianca Almeida/Bahiater/SDR
Fonte
Bahiater/SDR/GOVBA

intercâmbio em Portugal

Notícias Relacionadas

Redes Sociais