Agricultoras e agricultores familiares de diversos territórios de identidade da Bahia participaram, nesta quarta-feira (14), no Colégio Thales de Azevedo, em Salvador, do evento Diálogos Agroecológicos na Bahia. A iniciativa integra a programação técnica da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até o próximo domingo (18), no Parque Costa Azul, em Salvador. Na ocasião, foram apresentadas as experiências produtivas de centenas de famílias baianas com práticas agroecológicas.

“O objetivo [do evento] é enxergar as experiências de multiplicação, conservação, compartilhamento de sementes de genética crioula no estado da Bahia. A Câmara Técnica de Agroecologia e Educação Ambiental do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável está fomentando e estimulando o fortalecimento das redes de sementes e de agroecologia nos territórios”, explica Welliton Rezende, da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e coordenador da Câmara Técnica de Agroecologia e Educação Ambiental.

O coordenador da Câmara Técnica apresentou ainda ações do Estado, embora ainda pequenas para os desafios, com dois editais em execução, um que apoia as Casas de Sementes e outro, Campos de Multiplicação de Sementes em 11 territórios, ações no âmbito dos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva nessa perspectiva. Ele observou também que tem a atuação da Bahiater, no âmbito dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), com monitoramento, gestão de contratos de parcerias e, sobretudo, a transição agroecológica e fortalecimento desses processos.

Agricultora atendida pela Chamada Pública ATER para Mulheres, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), por meio da Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), Edjane Silva, que é da Associação Comunitária dos Mini e Pequenos Produtores, em Jeremoabo, Território Semiárido Nordeste II destaca a importância da ação.

“Nós vemos um avanço muito grande com relação à visibilidade da nossa agricultura, não só com as sementes, mas de uma maneira geral, porque valoriza e reconhece o trabalho da mulher, não deixando de lado os demais integrantes da família. Nós recebemos assistência técnica, capacitações, oficinas, feiras agroecológicas e outros eventos, inclusive na apicultura. [Sabemos que] é de extrema importância obter sementes livres de transgênicos porque o plantio fica com mais qualidade e livra de várias doenças as pessoas, os animais e o plantio”, ressalta Edjane.

Experiências agroecológicas

No território Semiárido Nordeste II, cerca de 680 famílias hoje acessam as sementes crioulas da iniciativa intitulada Sementes da Terra: Conservação da Agrobiodiversidade, nas 36 Casas Comunitárias de Sementes apoiadas pela ARCAS, também parceira da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Com o avanço da produção de sementes, foram criados os Campos de Multiplicação, que são áreas implantadas na perspectiva de pesquisa participativa.

Outra experiência agroecológica compartilhada foi a do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), por meio da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC), que coordena projetos como Canteiros da Agrobiodiversidade, Sistemas Agrícolas Resilientes e Núcleo de Criação, Conservação e Multiplicação de Galinhas de Capoeira, que resgatam e multiplicam de sementes crioulas ou adaptadas nas Comunidades Camponesas e beneficiam, indiretamente, cerca de 500 famílias em 13 municípios, com a implantação de um sistema de reuso de águas cinzas, energia renovável, catalogação das sementes recuperadas, oficinas e inventários da agrodiversidade e o empoderamento das mulheres como guardiãs de sementes.

Sobre a 13ª Feira

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária tem entrada gratuita e acontece de 14 a 18 de dezembro de 2022, no Parque Costa Azul, em Salvador. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes - Bahia). O evento conta com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).

Diálogos Agroecológicos Febafes 2022