Data

O Curso de Capacitação em Formato Virtual Apicultura – Atividade Sustentável: Gestão, Manejo e Comercialização teve o evento de abertura, nesta terça-feira (19). A formação acontece no formato virtual, até 25 de novembro, com transmissão, ao vivo, pelo canal da Rede Educom Velho Chico, no YouTube.

A ação proporcionará a apicultores e apicultoras de toda a Bahia e agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater) a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas sobre a atividade, visando aumentar a capacidade produtiva dos produtores, com orientações práticas transmitidas por especialistas.

O curso é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Rede Educom Território Velho Chico, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, CODETER Velho Chico e COOPAMESF.

O superintendente da Bahiater, Lanns Almeida, ressaltou a relevância de atividades de formação, voltadas para os sistemas produtivos, como o desse curso de apicultura. Na oportunidade, ele se colocou à disposição, em nome da equipe da Bahiater: “O principal objetivo é contribuir para esse sistema produtivo extremamente relevante, inclusivo e ambientalmente importante, para a Bahia, o Brasil e o mundo”.  

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que tem acompanhando a discussão sobre os sistemas produtivos e as formações on-line e que tem verificado o quanto isso tem repercutido: “Estamos vendo quantas pessoas estão aderindo aos eventos e o quanto tem sido importante a SDR estar se adequando a essa forma de produzir conhecimento. Que bom que entre tantos os males da pandemia, veio essa forma de produzir conhecimento. Um dia de terça-feira, às 19h, está todo mundo ligado ao computador e à internet, dedicando-se a um tema como esse, que é tão importante para a gente, em particular, a apicultura do Velho Chico, que sempre teve destaque”.

Ronilson Oliveira, coordenador técnico da Coopamesf, uma das instituições parceiras desse curso, apresentou um panorama da apicultura no território Velho Chico, e salientou que o grande objetivo do curso, que mesmo antes de iniciar já contava com 800 inscritos, é disponibilizar conhecimentos para os apicultores e todos os interessados no tema: “São diversas temáticas de interesse da apicultura do nosso território. A perspectiva que a gente tem é de alcançar o máximo de apicultores possíveis”.

A atividade, na modalidade virtual, integra o Plano de Formação Continuada da Bahiater/SDR - Formater, que, especialmente neste período em que são impostas restrições para a realização de eventos presenciais, devido à pandemia, desenvolveu essa nova modalidade, para facilitar o acesso aos conteúdos e à disseminação e troca de conhecimentos.

 O evento de abertura contou com a participação de representantes da Bahiater/SDR, do projeto Bahia Produtiva/CAR/SDR e do Colegiado Territorial (Codeter) Velho Chico, entre outros.

Créditos
Bahiater/SDR
Fonte
Ascom/SDR
Curso de Apicultura-Abertura
Curso de Apicultura-Abertura
Curso de Apicultura-Abertur
Curso de Apicultura-Abertur
Curso de Apicultura-Abertura-Apresentação
Curso de Apicultura-Abertura-Apresentação
Curso de Apicultura-Abertura-Apresentação
Curso de Apicultura-Abertura-Apresentação
Curso de Apicultura-Abertura-Apresentação
Curso de Apicultura-Abertura-Apresentação
Curso de Apicultura-Abertura
Curso de Apicultura-Abertura

Notícias Relacionadas