O guaraná e seu sistema produtivo foi destaque no Diálogos de Ater desta quinta-feira (09). O encontro, transmitido no canal da Secretaria de Desenvolvimento Rural, SDRBahia, no Youtube, trouxe, nesta semana, o tema 'Produção Integrada de Guaraná: Alternativa para a Certificação de Qualidade'. A apresentação ficou por conta do pesquisador Lúcio Pereira Santos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Ocidental.

Durante o encontro, que teve mediação do secretário de Agricultura de Taperoá e também extensionista rural, Gerval Teófilo, foram apresentados sistemas de produção de Guaraná no Amazonas, a exemplo dos convencionais e a produção integrada, em uma visão holística, que abrange organização, no manejo integrado de pragas e de nutrientes e monitoramento ambiental, além de monitoramento de sistema e sustentabilidade, entre outros assuntos.

A iniciativa é da SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).

O Díálogos de Ater,  é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia. O encontro desta semana e os conteúdos de todos os outros encontros do Diálogos de Ater estão disponíveis no canal SDRBahia, no Youtube.

Ascom/SDR
Guaraná